Defensora-geral participa de evento de prestação de contas do Servas sobre a Campanha de Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, representou a Instituição no evento de encerramento e prestação de contas da Campanha de Ajuda Humanitária ao Rio Grande do Sul promovida pelo Serviço Social Autônomo (Servas). O evento aconteceu nesta terça-feira (8/10), no Centro de Convenções da CDL/BH. 

Integrada ao Programa de Proteção Emergencial (PPE) do Servas, a Campanha SOS Rio Grande do Sul contou com o apoio do Governo do Estado, de 97 empresas e instituições parceiras, além da colaboração da população mineira. 

DPG Raquel da Costa Dias (à esquerda) acompanha a prestação de contas apresentada pela presidente Christiana Renault – Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Prestação de contas 

Ao todo, foram arrecadadas 532 toneladas de doações, compostas por 680 mil itens, que incluem material de limpeza, higiene pessoal, roupa, colchão, utensílios e ração para animal. 

Foram doados 342 mil quilos de alimentos, sendo 268 mil litros de água mineral, além de mais de 15 mil medicamentos. Todo o material arrecadado foi destinado a sete municípios gaúchos, por meio de 16 entidades que trabalharam no apoio às famílias. 

Além dos donativos, o Servas anunciou, em agosto deste ano, a destinação de mais de R$ 1 milhão para viabilizar a construção de 70 novas casas para as vítimas das enchentes. 

A inciativa foi um esforço conjunto com o Instituto Galo, Instituto Dunga e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). 

A presidente do Servas, Christiana Renault, comemorou o resultado do trabalho realizado pela instituição na arrecadação e distribuição das doações enviadas para o Rio Grande do Sul. 

O evento contou com a presença do vice-governador Professor Mateus e representantes da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), entre outras instituições. 

Defensorias Públicas se unem para ajudar 

Em outra via de colaboração, a Defensoria Pública mineira, juntamente com as demais Defensorias Estaduais e a do Distrito Federal, somaram esforços em mutirões para assistência direta às famílias afetadas pelas chuvas.  

A força-tarefa foi fruto de um acordo de cooperação celebrado entre o Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais), a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. 

Com informações da Agência Minas.