Defensora-geral recebe vice-governador Mateus Simões para apresentação dos projetos de adesão de Minas Gerais ao Propag

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Vice-governador Mateus Simões esteve na DPMG para falar sobre a adesão de Minas Gerais ao Propag – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, recebeu o vice-governador do Estado, Mateus Simões, na sede da Defensoria Pública (DPMG), nesta terça-feira (6/5).

O vice-governador – acompanhado dos secretários da Fazenda, Luiz Cláudio Fernandes; e de Planejamento, Silvia Listgarten; do secretário-geral, Marcel Dornas Beghini; e do advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa – apresentou os projetos para regulamentar a adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).  

O Propag é um programa de refinanciamento da dívida dos Estados e do Distrito Federal com a União, que permite que as dívidas sejam pagas em 30 anos e com juros menores do que os cobrados atualmente nos contratos.

Em contrapartida a esses benefícios, os Estados que aderirem ao Programa deverão aplicar parte dos valores que deixarão de pagar em juros em investimentos em áreas prioritárias, como educação e segurança pública.

De acordo com Mateus Simões os projetos impactam diretamente no orçamento de todos os Poderes do Estado, inclusive da Defensoria Pública, motivo pelo qual está sendo realizada a articulação prévia com os representantes de cada uma das instituições.

Participaram também da reunião a subdefensora pública-geral Karina Rodrigues Maldonado; a chefe de Gabinete da Defensoria-Geral, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira; e os assessores da Defensoria Pública-Geral, defensor público Gustavo Gonçalves Martinho e defensora pública Maria Valéria Valle da Silveira