A defensora pública Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), participou da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 13 de junho (quinta-feira).
A reunião teve como objetivo ouvir sugestões de autoridades e defensores dos direitos humanos que atuam no Estado para o aprimoramento da legislação que trata do assunto, em especial o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.
Em sua fala, Ana Cláudia Alexandre, representando a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), afirmou que o papel dos defensores dos direitos humanos é extremamente importante para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. “Consigo enxergar a indignação com a colonização nos rostos de todos os defensores de direitos humanos aqui presentes”, afirmou.
Para a defensora, a extrema pobreza de grande parte da população, especialmente de povos originários, está intensamente atrelada à colonização e à desigualdade social ainda muito presentes na sociedade.
“As lutas dos quilombolas, dos camponeses pelo acesso à terra, contra a mineração, são movidas pela indignação com o sistema que, estruturalmente, não é feito para coibir a violência da colonialidade, que se mantém presente em nossa sociedade”, disse a defensora.
Com informações da ALMG.