Os moradores do bairro Cidade Nova receberam a terceira edição do projeto ‘Defensoria em seu Bairro’ em Ponte Nova. A ação aconteceu no dia 11 de abril, das 8h às 11h, na Praça da Rua Orion, por meio do veículo itinerante da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
Ao todo foram realizados 24 atendimentos, nas áreas de família, consumidor, criminal, identidade e cível, área que recebeu maior demanda, com 13 casos.
Os principais serviços prestados foram: regularização de imóvel; cobrança de impostos; saúde; negatória de paternidade; execução de alimentos; divórcio; empréstimos e execução penal.
A defensora pública da unidade de Ponte Nova e coordenadora da iniciativa, Fernanda Saraiva, esteve presente na atuação e ressaltou o êxito do evento: “diversas demandas foram solucionadas no local, o número de atendimento foi alto, demostrando a importância de cada vez mais nos aproximarmos da população”.
‘Defensoria em seu Bairro’
Desenvolvido em Ponte Nova, o projeto está em sua terceira edição. Os bairros São Pedro e Vau-Açu já receberam a iniciativa.
Nos próximos meses, a prestação do serviço chegará também aos bairros São Geraldo, Pacheco, Triângulo, Pontal, Ana Florência, Santo Antônio, Rasa e bairro de Fátima, com datas a serem definidas.
O “Defensoria em seu Bairro” faz parte do Planejamento Estratégico 2023-2025 e é realizado por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), da DPMG. Visa promover a prática de atividades extrajudiciais, priorizando o uso de métodos alternativos de solução de conflitos, e dar acesso à ordem jurídica justa, concretizando a cidadania das pessoas vulnerabilizadas, com a adoção de agenda para realização de itinerantes e mutirões.