A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep-MG), deu início, nesta segunda-feira (13/12), ao 10º Curso de Formação Inicial – da quinta turma – das defensoras públicas aprovadas no VIII Concurso de provas e títulos para ingresso na carreira da Instituição e recém-empossadas.
Participam da capacitação as defensoras públicas Nycole Lins Gonzaga, Mônia Aparecida de Araújo Paiva e Juliana Sobral Chicrala, empossadas na última sexta (10/12).

O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, abriu o encontro dando as boas-vindas às novas colegas e forneceu informações sobre o Curso de Formação Inicial.
Gério Soares pontuou a importância de as novas defensoras conhecerem a estrutura administrativa da Defensoria para que possam buscar de forma assertiva as orientações e informações que precisarem.
Ele enfatizou sua disponibilidade e das defensoras e defensores públicos auxiliares da Defensoria-Geral para ajudar as novas colegas na adaptação, e destacou a importância do alinhamento institucional.
“Este contato é essencial para nossa organização interna, para irmos construindo um padrão de atendimento e termos segurança de atuação. O nosso desafio é tornar o conhecimento técnico um trabalho de transformação para as nossas assistidas e assistidos”, disse.

Após a apresentação individual das novas defensoras públicas e da equipe da Defensoria-Geral presente no evento, a chefe de Gabinete, defensora pública Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, forneceu um panorama das atribuições da Chefia de Gabinete, como atuação administrativa, comunicação e agenda institucional.
Raquel Gomes enfatizou o perfil diferenciado da Defensoria Pública, abordando sua vocação de interlocução com demais instituições.
Ela falou, ainda, sobre a atuação administrativa e extrajudicial da DPMG, passando pelo atendimento aos atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho, pela participação no Comitê Extraordinário Covid-19 e por atuações voltadas para minimizar impactos da pandemia, relacionadas à saúde, educação, transporte público, entre outras.

Curso de Formação Inicial
O 10º Curso de Formação Inicial continua até o dia 11 de fevereiro de 2022. Na programação estão previstas apresentações da Subdefensoria Pública-Geral, Assessorias da Defensoria-Geral, Corregedoria-Geral, Conselho Superior, defensoras e defensores públicos orientadores, Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias, Superintendências, Associação de Classe e da Assessoria Militar da DPMG, além de representantes de outras instituições, como Poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.
O curso contempla também temas e aspectos técnicos, como atuação no júri, processos eletrônicos, entre outros, além de práticas supervisionadas.