Defensoria Pública de Minas Gerais é parceira da campanha ‘Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes’
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
Todo dia é dia de proteger crianças e adolescentes da violência sexual, mas o dia 18 de maio representa o histórico dessa luta. A data marca o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) é uma das instituições parceiras da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, implantada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), por meio da Resolução 236/2023.
Realizada anualmente no mês de maio, a campanha, cujo símbolo oficial é a flor amarela e laranja, orienta ações para prevenção e proteção para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Toda as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das nossas crianças e adolescentes.
A responsabilidade de garantir os direitos dos meninos e meninas é de toda a sociedade, da família, da comunidade e do Estado. E você faz parte disso!
18 de maio
Neste dia, em 1973, Araceli Cabrera Crespo, uma menina de oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. Por esta razão, o 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data central da campanha ‘Maio Laranja’, promovida nacionalmente e que chama atenção para o enfrentamento dessa temática.
2025 é o 25º ano de mobilização da data.