Defensoria Pública de Minas Gerais faz a inauguração oficial de sua Unidade em Unaí 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugurou oficialmente sua Unidade em Unaí, na região Noroeste do Estado, nesta sexta-feira (6/9). A Unidade já estava em funcionamento no local.  

A iniciativa dá continuidade à política institucional de oferecer unidades melhor estruturadas, custeadas com recursos próprios, para aprimorar o atendimento às assistidas e assistidos e ampliar o acesso à Justiça em Minas Gerais. 

Defensora-geral (ao centro), demais autoridades e convidados – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Em Unaí, as instalações são estruturadas para proporcionar acolhimento e conforto para a população. A Unidade conta com amplo espaço para atendimento, gabinetes individuais, que proporcionam privacidade, salas de conciliação e acessibilidade, facilitando o acesso de pessoas com deficiência. Além disso, está localizada em região central e próxima ao Fórum da comarca, favorecendo o acesso da população. 

Em seu pronunciamento, a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias enfatizou que a “verdadeira essência da Defensoria Pública é servir às pessoas em situação de vulnerabilidade, com amor e respeito”. 

Ao observar as condições adequadas das instalações, a defensora-geral observou que “as pessoas que procurarem o atendimento da Defensoria Pública aqui em Unaí serão recebidas com dignidade, respeito e com a deferência que o poder público deve oferecer às cidadãs e cidadãos em situação de vulnerabilidade”. 

Raquel da Costa Dias finalizou fazendo votos de que cada vez mais a Defensoria Pública estruture suas sedes no interior e cada vez mais leve seus serviços de acesso à Justiça a tantas cidadãs e cidadãos mineiros. 

Defensora-geral Raquel da Costa Dias: “Tudo o que fazemos com amor prospera, reverbera e transforma” 

O defensor público Antonio Soares da Silva Júnior, coordenador local em Unaí e da Regional Noroeste, destacou a prevalência do sentimento de amor no trabalho desenvolvido na unidade e a atenção com a qualidade do serviço oferecido. 

“O amor e a empatia aqui têm moradia. Trabalhamos com alegria, satisfação e sorriso no rosto por termos a ciência de que somos agentes de transformação social. Estamos certos de nossa responsabilidade em mantermos o alto grau de excelência no serviço público prestado e de avançarmos cada vez mais para atingir nosso objetivo de promover a cidadania para todas e todos”, afirmou o coordenador. 

Defensor público Antonio Soares coordenador da Unidade de Unaí

Presenças 

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o procurador-geral do município de Unaí, Antônio Lucas; o delegado de Polícia Civil, Thiago Mendes Avelino, representando a delegada regional Gabriela Mol; o delegado de Polícia Civil, Leandro Hollanda, representando o delegado chefe do 16º Departamento de Polícia Civil em Unaí, Douglas Magela; o representante do promotor de Justiça e chefe das Promotorias de Unaí, Maikon André Oliveira Dias, Lucas Daniel; o diretor de Unidade da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior, Paulo Henrique Pereira; o diretor regional de Polícia Penal da 16ª RISP, Sílvio Pereira Cardos Júnior; o presidente da Câmara Municipal de Unaí, vereador Paulo José de Araújo; o comandante da 16ª Região de Polícia Militar, cel. Wallace Caetano Pio; o assessor militar da DPMG, ten. Cel. Bruno D’Assunção; a chefe de Gabinete da Defensoria-Geral, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira; o defensor público-auxiliar Alexandre Henrique Oliveira Barbosa; a diretora-presidenta da ADEP-MG, defensora pública Marolinta Dutra; e o defensor público Carlos Eduardo Vieira, em atuação em Unaí. Também participaram servidoras e servidores, estagiárias e estagiários da unidade e membros do Conselho Tutelar do município. 

Autoridades e convidados
Presidente da ADEP-MG, Marolinta Dutra; defensor público Antonio Soares; defensora-geral Raquel da Costa Dias; defensor público Carlos Eduardo Vieira; chefe de Gabinete, Caroline Loureiro Goulart; e o defensor público-auxiliar Alexandre Barbosa 

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.