Defensoria Pública de Minas Gerais inaugura novas instalações em Montes Claros

Por Assessoria de Comunicação em 3 de setembro de 2021

WhatsApp Image 2021-09-03 at 16.50.48

Encerrando a sequência de inaugurações de novas instalações de três unidades na região Norte do estado, a Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou, nesta sexta-feira (3/9), a nova sede da Instituição em Montes Claros.

A unidade está localizada no bairro onde está sendo construído o fórum da comarca. O espaço é bastante amplo e está estruturado para oferecer plena acessibilidade para as pessoas com deficiência, contando com elevador apropriado e banheiros exclusivos para este público. Gabinetes individuais garantem privacidade e atendimento individualizado às assistidas e assistidos.

Defensor-geral, subdefensor-geral, chefe de Gabinete, assessores, coordenadores e defensoras e defensores públicos que atuam na região Norte – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

As novas instalações possuem ainda duas grandes salas para conciliação e mediação, uma sala para o serviço de psicologia e outra para a Defensoria Pública Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência (Nudem), com acesso independente da entrada principal.

As inaugurações dão continuidade à política institucional de instalação de sedes melhor estruturadas, custeadas com recursos próprios, para aprimorar o atendimento aos assistidos. Na quarta (1/9) e quinta-feira (2/9) a Defensoria de Minas já havia inaugurado as novas instalações em Janaúba e Januária, respectivamente.

Pronunciamentos

O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, falou sobre a importância do Norte mineiro na sua vida pessoal e em suas referências profissionais. Destacou a competência do trabalho de cada defensora e defensor público da região. “Ter aqui hoje essas novas instalações, com profissionais qualificados, e ver a evolução da Defensoria Pública no Norte de Minas é uma honra para nós”.

Ele também enalteceu o trabalho dos defensores e defensoras no município de Montes Claros, como nos casamentos comunitários realizados pela Instituição e outras ações de apoio àqueles em situação de vulnerabilidade. 

“É com muito orgulho que estou aqui cumprindo nossa obrigação de entregar um serviço de qualidade e estruturado, visando novas formas de ampliar nosso trabalho com foco no assistido”, finalizou o DPG.

DPG Gério Patrocínio Soares: “Entrega de um serviço de qualidade e estruturado”

O subdefensor público-geral de Minas Gerais, Nikolas Stefany Macedo Katopodis, aproveitou o momento para refletir a respeito dos trabalhos que movem e engrandecem o papel e atuação da Defensoria Pública. Ressaltou o apoio do Gabinete da Defensoria Pública-Geral às unidades mineiras. “Nossa missão é realmente tornar possível as necessidades de vocês”.

A conquista da nova sede tão bem estruturada e o contexto atual também foram citados por ele.  “Na condição de subdefensor-geral é uma realização nossa enquanto Gabinete, mas também pessoal, ver a unidade Montes Claros tão bem estruturada. Eu sei o quanto o Norte de Minas precisa da Defensoria Pública e da nossa atuação. Neste ano de pandemia, as perspectivas e esperanças não eram tão boas, então estar aqui nesta inauguração nos mostra que é possível seguirmos e alcançarmos objetivos”, disse Nikolas Katopodis.

Subdefensor-geral Nikolas Katopodis

Presente no evento, o deputado federal Delegado Marcelo Freitas falou sobre a necessidade da Defensoria Pública na sociedade e ressaltou o trabalho das defensoras e dos defensores públicos da região, que contribuem para o avanço e desempenho da Instituição no Norte de Minas.

Deputado federal Delegado Marcelo Freitas

O coordenador da Regional Norte, defensor público Cláudio Fabiano Pimenta, fez agradecimentos às pessoas presentes e falou sobre a importância da presença da Defensoria no Norte de Minas.

“A falta das Defensorias Públicas nas comarcas do Norte é um grande problema para o cidadão hipossuficiente. Nós, que estamos aqui, compreendemos a fundo essa necessidade do Norte mineiro”, enfatizou.

 Cláudio Fabiano expressou sua satisfação em fazer parte de uma “instituição que existe para dar voz e vez a todos aqueles considerados excluídos, e que pode contribuir com efetiva transformação social e como fonte de acesso à Justiça”.

Coordenador da Regional Norte, defensor público Cláudio Fabiano

A coordenadora local em Montes Claros, defensora pública Camila Machado Umpierre, agradeceu ao apoio do defensor público-geral Gério Soares e equipe, destacando o crescimento e desenvolvimento das Defensorias Públicas no Norte mineiro.

“São mais de cem pessoas que nos procuram aqui diariamente, que buscam encontrar na Defensoria alguma esperança. Mesmo que nem sempre tenhamos a solução, precisamos ser um lugar digno e, principalmente, humano para atendê-los e recebê-los”, afirmou.

Camila Umpierre também ressaltou a importância da união institucional em prol das assistidas e assistidos da DPMG. “A Defensoria é uma só, nós somos uma instituição, e temos que pensar todos os dias em crescer juntos pelo assistido, já que o apoio a ele é o nosso objetivo final”.

Coordenadora local em Montes Claros, defensora pública Camila Umpierre

Presenças

A solenidade contou com a presença da chefe de Gabinete da Defensoria-Geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; do assessor Institucional Gustavo Gonçalves Martinho; dos membros do Conselho Superior da DPMG, Gustavo Francisco Dayrell de Magalhães Santos e Liliana Soares Martins Fonseca; das defensoras e defensores públicos em atuação em Montes Claros, Mariana Goulart Regazzi, Edna Guimarães Câmara, Maria Teresa Silveira Santos Chaves, Maurina Fonseca Mota de Matos, Wagner Leal de Queiroz, Lucas Aparecido Alves Nunes, Helio Fagundes Veloso, Saulo Duette Prattes Gomes Pereira, Wesley Soares Caldeira e Cantídio Dias de Freitas Filho.

Também estiveram presentes a coordenadora local em Janaúba, defensora pública Claudijane dos Santos Gomes; a coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência (Nudem), em Montes Claros, Maiza Rodrigues Silva; o chefe da Assessoria Militar da Defensoria, tenente coronel PM William de Oliveira Machado; e o diretor-presidente e o diretor do Interior da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Fernando Campelo Martelleto e Adalberto Pelli, respectivamente.

Prestigiaram a cerimônia o advogado regional do Estado, João Paulo Pinheiro Costa, representando a Advocacia-Geral do Estado; o juiz de Direito da 3ª Vara Cível, Nilton José Gomes Júnior; o promotor de Justiça Paulo Vinícius de Magalhães Cabreira; o vice-presidente da OAB – 11ª Subseção, Webert Alcântara; o comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, major BM Darlan Moreira Soares; o comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros, coronel BM Fernando Augusto Alves Ferreira; o comandante do 50º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, tenente coronel PM Guilherme Antunes Machado; o delegado-geral de Polícia Civil de Montes Claros, Jurandir Rodrigues César Filho; a   supervisora de projetos da Faculdade Santo Agostinho, Noelma Resende Santos; além de servidores e estagiários da unidade.

Descerramento da placa de identificação da unidade
Após a solenidade, o defensor-geral, subdefensor-geral, defensoras e defensores públicos e as autoridades presentes percorreram as novas instalações

Deu na mídia:

MG Inter TV 2ª Edição – Grande Minas

MG Inter TV 1ª Edição – Grande Minas

Inter TV Notícia – Grande Minas

Minas Hoje

Alessandra Amaral / Jornalista DPMG

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS