A Unidade da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (27/11). A Instituição já atuava no local desde janeiro deste ano, ocupando uma sala no Fórum da comarca. A partir de agosto passou a atender na sede, agora inaugurada. Além de Diamantina, mais oito municípios integram a comarca. Na mesma cerimônia foi inaugurado também o Centro de Conciliação e Mediação.
A Unidade foi estruturada de forma a proporcionar atendimento cada vez mais qualificado às pessoas que procuram pelos serviços de acesso gratuito à Justiça e garantia de direitos oferecidos pela DPMG. Com duas defensoras públicas em atuação, são oferecidos atendimentos nas áreas de Famílias e Sucessões, Criminal, Execução Penal e Direitos das Crianças e Adolescentes/Infracional.
A defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, não pôde participar do evento e enviou um vídeo que foi exibido na cerimônia.
Clique para ver.
A DPG foi representada pela defensora pública-auxiliar Giza Magalhães Gaudereto.
Em seu pronunciamento, ela salientou que a presença da Defensoria Pública possibilita equilíbrio, uma vez que a instituição proporciona defesa e acesso a direitos para a população. “O nosso papel é fazer a diferença na vida do ser humano. Pessoas que recebem muitas negativas encontram o sim na Defensoria Pública e recebem um atendimento, além de muito técnico, muito comprometido”, afirmou Giza Gaudereto.
“Nós somos o toque da esperança. A Defensoria Pública está de portas abertas para atender as demandas e as pessoas em situação de vulnerabilidade serão acolhidas sempre com carinho. Junto com o Sistema de Justiça, queremos trabalhar sempre para alcançar a justiça social que todos buscamos”, finalizou a defensora pública.
A coordenadora da Regional Jequitinhonha, defensora pública Ana Flávia de Sousa, destacou a importância da nova Unidade da Regional e pontuou a essencialidade da Defensoria Pública para a população.
A defensora pública Letícia Fonseca Cunha, coordenadora Local em Diamantina, observou que a instalação da DPMG na comarca era um anseio antigo da Instituição e lembrou que a Unidade atende a população de nove municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Também prestigiaram a solenidade a juíza de Direito da 1ª Vara do Fórum local Letícia Machado; o vice-prefeito Alexandre Magno, representando o prefeito Juscelino Brasiliano Roque; o procurador federal Júlio César Francisco; a diretora da UEMG Simone Nascimento; o comandante da Guarda Civil Municipal, Wesley Antônio de Oliveira Silva; o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais em Diamantina, major PM Breno Rocha Dâmaso; a procuradora-geral do município de Felício dos Santos; Jéssica Lima, representando o prefeito; a procuradora-geral do município de Senador Modestino Gonçalves, Gabriela de Andrade; a coordenadora do Núcleo de Assistência Jurídica (NAJ) da UEMG, Nathalia Bastos; o diretor de Inativos e Pensionistas da ADEP-MG, defensor público aposentado Varlen Vidal, representando a diretora-presidente, defensora pública Marolinta Dutra; a defensora pública Juliana Florindo Carvalho; a defensora pública-auxiliar Emília Eunilce Alcaraz Castilho; e o chefe da Assessoria Militar da DPMG, ten. cel.PM William de Oliveira Machado; entre outras autoridades.
Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.