Nova tecnologia oferece recursos para usuários internos da Instituição e para os assistidos, como agendamento e atendimento online e interação com defensores públicos
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) deu mais um importante passo em sua consolidação na era digital. A Instituição inovou mais uma vez e lançou nesta segunda-feira (31/8) o seu aplicativo móvel gratuito. O APP DPMG é mais um instrumento de acesso à orientação jurídica e de promoção dos direitos da população vulnerável.
Além de funcionalidades para o público externo, que aproximam mais ainda a Instituição de seus assistidos e facilitam o acesso aos serviços, a plataforma mobile oferece também recursos específicos para uso de defensoras e defensores públicos e servidores da Casa (clique aqui para ver o vídeo).
O APP DPMG é mais um resultado do investimento em recursos tecnológicos que a Defensoria de Minas tem realizado, com o objetivo de facilitar e agilizar o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pela Instituição e, também, otimizar o trabalho dos defensores públicos.
O projeto da plataforma foi idealizado e executado pelos profissionais de Tecnologia da Informação da DPMG, em conjunto com a Defensoria Pública-Geral. O layout ficou a cargo da equipe de design, com a participação da Assessoria de Comunicação.
Além do aperfeiçoamento da função “Fala Defensoria”, um canal digital que permite o contato com os assistidos, o aplicativo traz novas ferramentas, proporcionando comodidade e economia de tempo para os usuários.
Lançamento
Durante o evento de lançamento do APP, defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, ressaltou que o investimento feito pela Instituição nos projetos tecnológicos é pautado no planejamento e no respeito ao erário público. “Hoje, entregamos algo que vai mudar a vida do cidadão, do defensor público e também a Instituição, e isso é algo que nos orgulha muito”.
Gério Soares agradeceu à equipe da STI, salientando sua competência, dedicação e empenho; à Corregedoria-Geral, pelo alinhamento com a Defensoria-Geral em busca de soluções; à subdefensora pública-geral, Marina Lage, pela “garra, coragem e segurança”; e à Ascom.
“Meus agradecimentos a todos vocês pela dedicação e empenho. “Não se trata apenas de um projeto, e sim de uma mudança cultural dentro da Instituição. Vivemos um momento crítico, que pede nossa reflexão no sentido de melhorar as condições para os defensores trabalharem com mais qualidade e segurança e, também, para que o cidadão continue a ter a qualidade do serviço da Defensoria Pública”, finalizou o DPG.
O superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Flávio Júlio Alves da Silva, salientou que a conclusão recente de oito projetos voltados para a era digital é resultado da visão inovadora do defensor público-geral e da Administração Superior, do investimento em infraestrutura e do trabalho da equipe de desenvolvimento.
Flávio Júlio também destacou a qualidade, integração e o pioneirismo do aplicativo móbile e dos demais projetos de TI desenvolvidos. “Começamos agora uma nova era na Defensoria mineira. Com o lançamento do APP, entregamos para a Instituição, para o cidadão e para Minas Gerais, algo mais, um instrumento facilitador para o trabalho da Instituição e para o acesso dos assistidos aos serviços”, concluiu o superintendente.
Também se manifestaram a subdefensora pública-geral, Marina Lage; o corregedor-geral, Galeno Gomes Siqueira; e o assessor de Planejamento e Infraestrutura e gerente dos projetos de TI, Nikolas Katopodis.
A já perceptível materialização do Planejamento Estratégico 2018-2023 da DPMG, a importância da harmonia dos órgãos da Administração Superior e de se trabalhar para transformar as dificuldades em oportunidades foram os principais pontos destacados por eles.
Sistema de Gerenciamento Institucional
O APP DPMG já integrará a base do novo Sistema de Gerenciamento Institucional – GERAIS da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, que substituirá gradativamente o SIGED – Sistema de Gestão da Defensoria Pública, inclusive com a integração dos novos módulos do Atendimento Presencial e Peticionamento Eletrônico, que já estão em desenvolvimento. Conheça a ilustração da marca GERAIS elaborada pelo nosso time de design (clique aqui para ver o vídeo).
Público externo
Para os assistidos, o APP traz três principais funcionalidades.
O “Agendamento Online”, que possibilita ao cidadão marcar horário para o atendimento presencial. Ao agendar, já é possível ter informações sobre a documentação necessária.
O aplicativo conta também com uma nova versão do “Fala Defensoria”. Totalmente desenvolvido internamente, o projeto, que segue as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, foi aperfeiçoado, oferecendo ainda mais segurança para os usuários.
Pelo “Fala Defensoria 2.0”, a qualquer momento os defensores públicos conseguem interagir com os assistidos, por meio de mensagens. Isso facilita bastante a comunicação e agiliza a solução da demanda, além de oferecer maior comodidade e economia para o assistido, já que reduz a necessidade de seu deslocamento até a sede da DPMG.
Neste primeiro momento, o “Fala Defensoria 2.0” possibilita anexar imagens e documentos, como arquivos de texto, planilhas e PDFs. Em breve, será possível também enviar áudios e vídeos.
Com a ferramenta, as conversas são criptografadas e ficam arquivadas. São feitos backups diários, mantidos por sete dias e com retenção mensal.
Segundo informações da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas e Projetos da DPMG, a segurança é um dos diferenciais do aplicativo. Todo o projeto está alinhado com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Os dados sensíveis são protegidos e os dados pessoais são criptografados, o que impossibilita a identificação do registro, ou seja, não é possível identificar ou deduzir a identidade do usuário.
Já o “Atendimento Online”, outra funcionalidade para o público externo, organiza uma fila virtual para atendimento por uma equipe da Defensoria Pública. O cidadão acessa a ferramenta pelo aplicativo, escolhe o serviço desejado, é posicionado na fila e recebe um aviso indicando a previsão de tempo para seu atendimento.
Com o APP DPMG, a Defensoria Pública mineira oferece mais um canal de atendimento para os cidadãos. A ideia é facilitar a comunicação dos assistidos com a Instituição, otimizar o trabalho das defensoras e defensores públicos e tornar mais ágil a solução das demandas.
O atendimento presencial nas Unidades da Instituição continua sendo feito e a possibilidade de agendamento e atendimento online disponibilizadas pelo aplicativo já tem tido efeitos, na espera, que está menor, e no fluxo, agora mais rápido.
Público interno
Para defensores públicos e servidores, o APP DPMG também oferece diversas funcionalidades e permite o acesso a demonstrativos de pagamentos, informe de rendimentos e histórico e saldo de férias.
Outra função de grande utilidade é a consulta de pessoas, que disponibiliza informações institucionais como números de telefone fixo e celular e e-mail.
Os usuários internos também podem conversar por chat no aplicativo. As conversas ficam arquivadas, facilitando eventuais consultas posteriores.
Versatilidade e facilidade de uso são a tônica de toda essa complexidade de funcionalidades que o aplicativo oferece, tanto para uso externo, quanto interno.
“ O APP DPMG é dos aplicativos mais completos disponibilizado por uma Defensoria Pública. Estamos entregando para os cidadãos mineiros, para defensoras e defensores públicos e servidores um produto inovador, uma ferramenta desenvolvida para oferecer soluções de forma rápida e desburocratizada, com acessibilidade e atendimento de alto nível”, salienta o superintendente de Tecnologia da Informação, Flávio Júlio Alves da Silva.
Baixando o aplicativo
O APP DPMG é gratuito e já está disponível para o público. Para baixar o aplicativo procure em seu smartphone o Google Play Store (sistema Android) ou a Apple Store (sistema IOS). Clique nele. Ao abrir, faça a busca por DPMG. Em seguida, clique em instalar. Após a instalação, é clicar em abrir e começar a navegar. Veja vídeo tutorial abaixo.
Com layout simples e moderno, o aplicativo tem navegação rápida, amigável e muito intuitiva, proporcionando boa experiência de uso, praticidade e rapidez para os usuários.
Clique aqui para ver o vídeo tutorial de navegação no APP.
Alessandra Amaral/Jornalista DPMG