A convite do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Programa Justiça Presente, a Defensoria de Pública de Minas Gerais (DPMG) participou, no dia 22 de julho, de reunião virtual que teve como pauta a constituição de Rede Local de Atenção ao Egresso do Sistema Prisional.
A defensora pública Maria Auxiliadora Viana Pinto, que atua na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), representou a DPMG na reunião.
Também participaram juízes da Vara de Execução, a Pastoral Carcerária, Associação de Familiares e Amigos de Privados de Liberdade e representantes da sociedade civil, entre outros grupos que trabalham com egressos.
Outros representantes do poder público e da iniciativa privada também serão convidados a integrarem a Rede.
A próxima reunião do grupo será no mês de agosto.
Programa Justiça Presente
Iniciado em janeiro de 2019, o programa é resultado de parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública para enfrentar problemas estruturais do sistema penal e socioeducativo.
O programa está dividido em quatro eixos de atuação: sistemas eletrônicos; propostas e alternativas ao superencarceramento; políticas de cidadanias; e sistema socioeducativo. Cada eixo se desdobra em diversas ações e produtos, que serão desenvolvidos nas 27 unidades da federação.
Com informações do CNJ