A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep), promoveu na manhã desta terça-feira (6/12) a formatura da primeira turma do “Curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa do Programa Nós”. O evento foi realizado no auditório da Unidade 1, em Belo Horizonte.
A mesa de abertura foi composta pela coordenadora da Escola Superior, defensora pública Silvana Lourenço Lobo, representando a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; pelo corregedor-geral da DPMG, defensor público Galeno Gome Siqueira; pela coordenadora Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CEDEDICA), defensora pública Daniele Bellettato Nesrala; e por Marcel Belarmino, da Prefeitura de Belo Horizonte, representando o subsecretário municipal de Assistência Social, José Cruz.
Formanda do Programa NÓS, Cibele Soriano destacou o acolhimento recebido na DPMG e compartilhou as experiências que teve durante o curso. “Foi maravilhoso. O curso foi ministrado com muito cuidado e carinho e fui acolhida por todos aqui. Durante as aulas práticas pudemos vivenciar emoções e já estou praticando. As práticas no dia a dia são importantes e isso não está apenas no nosso trabalho, mas vai além, vai nas relações cotidianas, amorosas, interpessoais, no trabalho, com os amigos. É muito enriquecedor”, disse.
A defensora pública Daniele Bellettato ressaltou a importância dessa iniciativa realizada na DPMG. “É uma honra para a Defensoria Pública estar recebendo a primeira turma do “Programa Nós” com os alunos da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social. Acreditamos muito nesse programa, pois a justiça restaurativa tem realmente o poder de modificar a construção da paz na sociedade”, ressaltou.
O Programa NÓS
Os NÓS são os Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares que devem ser criados nas escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino de Belo Horizonte que aderiram ao PROGRAMA NÓS Programa Justiça Restaurativa (JR) nas Escolas de Belo Horizonte. A finalidade é prevenir e solucionar conflitos escolares dentro da própria escola, promovendo a cultura de paz e incentivando novas formas de comunicação não violenta e restaurativa entre todos. Clique aqui para assistir ao evento na íntegra.
Mateus Felipe – Jornalista/DPMG.