A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) na solenidade de posse das deputadas e dos deputados estaduais eleitos para a 20ª legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento aconteceu nesta quarta-feira (1º/2), no plenário da Casa.
A defensora-geral compôs a mesa de autoridades. Também estiveram presentes na solenidade o subdefensor público-geral de Minas Gerais, Nikolas Stefany Macedo Katopodis, e o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), defensor público Fernando Campelo Martelleto.
A solenidade foi conduzida pelo deputado mais idoso, Dr. Maurício, que tem 73 anos. Médico, produtor rural e empresário, ele foi duas vezes prefeito de Ouro Fino (Sul de Minas) e chega à ALMG para exercer o seu primeiro mandato de deputado estadual.
O governador Romeu Zema saudou as novas e novos parlamentares e, cumprindo previsão constitucional, tratou da atual situação financeira do Estado e de suas prioridades para avançar. Também destacou a força das instituições democráticas, que legitimam os mandatos nos Poderes Legislativo e Executo.
Mulheres
Nesta 20ª legislatura, a ALMG tem a maior bancada feminina da sua história. Seis deputadas conseguiram a reeleição, enquanto outras nove estão em seu primeiro mandato. Excepcionalmente, a deputada eleita Chiara Biondini não tomou posse, uma vez que ela ainda não tem 21 anos de idade completos. Eleita a deputada estadual mais jovem da história de Minas, ela será empossada depois de 22 de fevereiro, data do seu aniversário.