A coordenadora da Defensoria Pública em Janaúba, Claudijane dos Santos Gomes, participou na terça-feira (2/6) de reunião do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19.
O encontro foi realizado para deliberar novas ações de enfrentamento da pandemia, apresentar as medidas sanitárias adotadas e o quadro epidemiológico do município.
O principal tema debatido foi a abertura gradual do comércio. Os representantes do setor apresentaram a reinvindicação diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelos comerciantes do município.
Na primeira fase, as lojas comerciais foram autorizadas a retomar as atividades. A partir de agora, bares, restaurantes, sorveterias, lanchonetes, academias, centros de condicionamento físico e similares foram também liberados, seguindo alguns protocolos.
O funcionamento está condicionado à assinatura do Termo de Compromisso e Responsabilidade Sanitária e à observância das medidas de prevenção, cautela e contenção de riscos relativos ao COVID-19.
Em sua manifestação, a defensora pública Claudijane Gomes pontuou a importância de se manter a população informada sobre os riscos e as medidas adotadas para conter o avanço da pandemia no município.
Em relação ao retorno de algumas atividades econômicas, a defensora pública reforçou a necessidade da devida atenção às cautelas descritas no Termo de Compromisso e Responsabilidade Sanitária.
No último boletim epidemiológico divulgado, Janaúba contabilizou 260 casos notificados, sendo sete positivos para Covid-19 e 33 ainda em investigação.
Cristiane Silva/Jornalista DPMG