Os defensores públicos Fabio Gandara Bettoni e Valéria Ferraz, da Defensoria Pública de Minas Gerais em Uberaba se reuniram no dia 28 de setembro com representantes do Complexo Regulador Municipal de Uberaba. No encontro foram tratadas questões referentes a internações e gerenciamento de vagas em leitos hospitalares.
Além dos defensores públicos, participaram a secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves; o coordenador do Complexo Regulador, Irálio Ferreira Fedrigo; o analista de Direito do Complexo Regulador Municipal, Matheus Carvalho Assumpção de Lima; e a estagiária da DPMG, Jordana Antunes Souza Santos.
O encontro foi realizado para debater medidas que melhorem o fluxo de informações entre o Complexo Regulador e a Defensoria Pública, relacionadas a internações hospitalares e transferências de leitos, bem como outras questões relevantes vinculadas ao tema da saúde na comarca.
O Complexo Regulador Municipal da Secretaria Municipal da Saúde de Uberaba estabelece a administração pública sobre o acesso aos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter eletivo ou de urgência, bem como as consultas ambulatoriais.
Desde março de 2020 a regulação de leitos em Uberaba é feita pelo Sistema de Regulação do Ministério da Saúde – SISREG. De acordo com a equipe do Complexo Regulador, houve efetiva melhora no atendimento ao cidadão de Uberaba e região, com redução de espera na fila de leitos.