Defensoria Pública inaugura novas instalações em Ibirité, com mais acessibilidade e conforto para a população

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais inaugurou, nesta sexta-feira (1º/11), as novas instalações de sua Unidade em Ibirité, na Região Metropolitana. A cerimônia contou com a presença da defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, entre outras autoridades. 

Descerramento da placa de inauguração – Fotos: Marcelo Sant’Anna / DPMG

A iniciativa dá continuidade à política institucional da DPMG de oferecer instalações mais bem estruturadas, custeadas com recursos próprios e visando aprimorar o atendimento ao público.  

A nova sede é estruturada para proporcionar acolhimento e atendimento qualificados às cidadãs e cidadãos que buscam os serviços da DPMG.   

A Unidade oferece benefícios para a população, como proximidade com o Fórum e com o centro comercial de Ibirité, facilitando o acesso das assistidas e assistidos. Além disso, as instalações contam com gabinetes para atendimento individual, climatização, mais qualidade nos ambientes de acolhimento e maior segurança. O novo imóvel também apresenta melhora significativa nos critérios para promover acessibilidade. 

Pronunciamentos 

Em suas palavras às pessoas presentes, a DPG Raquel da Costa Dias observou que grande parte da população residente na comarca, que além de Ibirité integra também os municípios de Mário Campos e Sarzedo, é potencial assistida da Defensoria Pública. 

Ela destacou que oferecer dignidade no atendimento para a população é um dos maiores objetivos institucionais da DPMG. “Para nós, ter estrutura, ter um ambiente adequado e um local de atendimento digno é valorizar a pessoa humana. É valorizar a pessoa que está em situação de vulnerabilidade, e esta é a mola mestra da Defensoria Pública”, disse.  

Defensora-geral Raquel da Costa Dias: “Oferecer dignidade no atendimento para a população é um dos nossos maiores objetivos institucionais”

Raquel da Costa Dias reiterou a disponibilidade da Defensoria Pública, não só para o atendimento individualizado, mas também para grandes questões, a exemplo de Brumadinho; e manifestou sua alegria em inaugurar novas instalações de mais uma unidade. 

“Inauguramos várias unidades nesta gestão e temos ainda muitas para inaugurar. De pouco em pouco, vamos colorindo Minas Gerais de verde e oferecendo melhores estruturas e um serviço de excelência para a população mineira”, finalizou a DPG. 

O avanço da melhoria das instalações foi pontuado pelo coordenador local da Unidade, defensor público Bruno Fiorin Hernig. Ele lembrou que a Defensoria Pública chegou à comarca em 2016, funcionando em uma casa cuja entrada era pela garagem. 

“Esta nova Unidade mostra o caminho percorrido pela Defensoria. Estamos aqui para prestar serviços para pessoas vulnerabilizadas, que precisam de apoio para obter seus direitos. É para isto que a Defensoria existe. É para isto que queremos instalações que ofereçam dignidade, acessibilidade e conforto, para os usuários dos nossos serviços e para as pessoas que aqui trabalham”, afirmou o coordenador. 

Coordenador local em Ibirité, defensor público Bruno Fiorin Hernig

Atualmente quatro defensoras e defensores públicos – Ana Gabriela de Melo, Bruna Márcia da Veiga, Bruno Fiorin e Thiago Calixto Morais Guimarães – atuam em Ibirité nas áreas de Família, Saúde, Criminal, Ato Infracional e Execução Penal.   

Mensalmente, a Unidade de Ibirité recebe cerca de 700 assistidas e assistidos, que procuram a Instituição buscando informações, acolhimento e atendimentos. Na nova sede, mais bem localizada para a população e já em funcionamento, este número tem crescido. 

Presenças 

Prestigiaram a solenidade o prefeito de Mário Campos, Anderson Ferreira Alves; o juiz de Direito da 3ª Auditoria Militar, João Pedro Hoffert; a juíza de Direito da 2ª vara Criminal e de Execuções Penais do Fórum de Ibirité, Márcia de Sousa Victoria; o secretário municipal de Desenvolvimento Social de Mário Campos, Vagner César de Oliveira; Fabiana Gomes Pinheiro, representando o procurador-geral de Sarzedo, Marco Túlio Salomão; o assessor militar da DPMG, ten.cel. PM Bruno D’Assunção; o comandante da 214ª Cia do 48º BPM de Ibirité, ten.cel. Maciel; Fabiana Dinis representando a presidente da Subseção da OAB de Ibirité, Letícia Brandão; a gerente da secretária da 3ª Vara Cível do Fórum de Ibirité, Aline Cibele de Aguiar Gonçalves; o comandante do 48º Batalhão de Polícia Militar de Ibirité, ten.cel. PM Hudson; o presidente do Consep de Ibirité, Elias Fernandes; assessoras da deputada estadual Ione Pinheiro; o diretor do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de MG, oficial de Justiça Alípio Braga; a gestora social Juliana Abreu Souza; e Eliel Baeta representando a presidente da Câmara Municipal de Sarzedo, vereadora Daniela Cristina. 

Presentes também a chefe de Gabinete da Defensoria-Geral, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira; a defensora pública-auxiliar Carla Lima; o coordenador da Regional Metropolitana, defensor público Carlos Frederico Rosignoli de Lima; a presidenta da ADEP-MG, defensora pública Marolinta Dutra; e o vice-presidente da ADEP-MG, defensor público Rômulo Carvalho; além das defensoras e defensores que atuam na Unidade, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários. 

Defensora-geral Raquel da Costa Dias (ao centro) acompanhada pelas defensoras e defensores públicos que atuam em Ibirité: Bruna Márcia da Veiga, Ana Gabriela de Melo, Bruno Fiorin e Thiago Calixto Morais Guimarães 

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.