DPMG promove 1ª roda de conversa em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra e lança protocolo de atuação
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep), promoveu na última terça-feira (19/11) a roda de conversa “Consciência Negra”, em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
O evento marcou a véspera da primeira celebração desse dia como feriado nacional. Organizado pela Câmara de Estudos de Igualdade Étnico-Racial, de Gênero e de Diversidade Sexual e pela Esdep, o encontro foi intitulado “Roda de Conversa: Consciência Negra”.

Em seguida, ocorreu o lançamento do Protocolo de Atuação na Promoção de Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais, que destacou a circularidade do conhecimento, conceito inspirado nos ensinamentos de Nego Bispo, teórico da contra-colonialidade.
A mesa de lançamento contou com a participação da defensora pública Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch, coordenadora da Comissão de Protocolo; defensor público João Mateus Silva Fagundes Oliveira, membro da comissão; e defensora pública Marina Buck, defensora auxiliar da Corregedoria-Geral da DPMG.

Outro destaque foi o lançamento do livro “Luiz Gama contra o Império”, de autoria de Bruno Rodrigues de Lima. A obra foi apresentada em uma mesa redonda com a debatedora e defensora pública Lígia Olímpio e o professor Deivide Júlio Ribeiro, sob mediação do defensor público João Mateus Silva Fagundes Oliveira.
Durante o debate, destacou-se a trajetória de Luiz Gama na luta pelo direito à liberdade e sua defesa da necessidade de racializar conceitos para radicalizar o Direito.
O evento também contou com a participação dos novas defensoras e defensores públicos, que trouxeram perspectivas valiosas para os debates.
Clique aqui para assistir ao evento na íntegra.
Mateus Felipe – Jornalista/DPMG.