Defensoria Pública promove no dia 26 de novembro a formatura da terceira turma da ‘Escola de Convivência Familiar’ 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep), promove na terça-feira (26/11), às 9h, a formatura da terceira turma da “Escola de Convivência Familiar”. A ocasião também marca o encerramento das atividades do projeto no ano. 

A formatura acontece auditório da Unidade I da DPMG, na Rua dos Guajajaras, 1707, no Barro Preto, em Belo Horizonte. Serão 27 formandos nesta edição. A defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, irá fazer a abertura do evento.  

Ao todo foram realizados 13 encontros, durante três meses, onde os participantes tiveram contato com conteúdos teóricos e práticos. Além disso, as aulas contaram com diversas dinâmicas voltadas para auxiliar os cuidadores a serem mais acolhedores e contribuírem para que a criança ou adolescente possa deixar a condição de institucionalizados, assim retornando ao convívio familiar. 

O evento de formatura contará ainda com a presença de defensoras e defensores públicos, representantes de instituições do sistema de justiça, Poder público municipal e sociedade civil. 

Novas turmas estão previstas para fevereiro de 2025, com inscrições já abertas. Pessoas interessadas em participar podem se informar e se inscrever clicando aqui

Sobre a “Escola de Convivência Familiar” 

O projeto “Escola de Convivência Familiar” é uma iniciativa que tem como objetivo promover a capacitação de familiares, responsáveis e cuidadores a respeito do cuidado com crianças e adolescentes que estejam em situação de acolhimento institucional. A primeira turma foi formada em dezembro de 2023.  

A “Escola de Convivência Familiar” conta uma colaboração, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com o Museu dos Brinquedos e o Instituto Cultural Luiza de Azevedo Meyer para a promoção de atividades voltadas às crianças e adolescentes presentes durante os encontros. Há também no ACT uma parte dedicada à capacitação de profissionais das instituições de acolhimento institucional. 

A iniciativa é uma realização da Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cededica/DPMG), junto da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC).