Defensoria Pública promove palestra sobre o papel da rede para garantia dos direitos da criança e do adolescente em Igarapé  

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A defensora pública Janaynna Tôrres (ao centro) ministrando a palestra sobre direitos da criança e do adolescente  

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CEDEDICA), realizou palestra no município de Igarapé, na Região Metropolitana, sobre a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.  

O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação Complementar de Igarapé (CECI), nesta segunda-feira (20/5). 

A palestra foi ministrada pelas defensoras públicas Daniele Bellettato Nersala, coordenadora estratégica da CEDEDICA; e Janaynna Tôrres, integrante da Câmara de Estudos da Infância e Juventude da DPMG e coordenadora local em Igarapé.  O objetivo foi debater o papel da rede socioassistencial na garantia dos direitos. 

Defensora pública Danielle Nersala falou sobre a importância da rede socioassistencial no processo 

Uma rede socioassistencial é uma estrutura de medidas de amparo, como acompanhamento, avaliação e proteção social, voltada para a população vulnerável. A rede funciona como uma forma de acolhimento e de emancipação do indivíduo. 

“A realização do encontro de capacitação demonstra que a Defensoria Pública de Minas Gerais está efetivando um de suas funções institucionais, que é a educação em direitos com as outras instituições, proporcionando um aperfeiçoamento dos serviços de atendimento às crianças, adolescentes e seus familiares, a fim de garantir a maior efetividade na implementação dos seus direitos e garantias fundamentais”, disse a defensora pública Janaynna Tôrres. 

A realização do evento foi da DPMG, por meio da sua Escola Superior (Esdep), junto a Prefeitura de Igarapé, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Social.