Defensoria Pública realiza palestra sobre criminalística e julgamento pelo júri

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep-MG), promoveu no último sábado (24/9) a palestra “Criminalística e Julgamento pelo Júri”. A capacitação foi em formato híbrido – presencialmente no auditório da sede, em Belo Horizonte, e com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O palestrante foi o defensor público de Rondônia, Dayan Saraiva de Albuquerque, titular da Defensoria do Júri e Custódia de Porto Velho, mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, palestrante e professor em curso de Criminalística para defensoras e defensores públicos.

A palestra abordou as temáticas: local de crime; local de crime e cadeia de custódia; análises de mancha de sangue em local de crime; a balística no Tribunal do Júri; e DNA no Tribunal do Júri.

Também esteve presente o defensor público lotado na Defensoria do Júri em Belo Horizonte e professor de cursos preparatórios de júri, Marco Túlio Frutuoso Xavier, que deu início à capacitação, ressaltando a importância da temática para os defensores públicos e do contato com as experiências e ensinamentos oferecidos pelo palestrante.

O defensor público Marco Túlio Frutuoso Xavier apresentou o palestrante, defensor Dayan Saraiva, que atua na Defensoria Pública de Rondônia. Fotos: Mateus Felipe/DPMG

Ex-delegado de Polícia, o defensor Dayan Saraiva falou da importância de defensores e defensoras de conhecerem noções de criminalística para a execução de um trabalho mais preciso quando a atuação envolve a análise de laudos policiais. “Quando ingressei na instituição, percebi que muitos colegas não tinham a devida compreensão de criminalística. O conhecimento dos conceitos básicos de criminalística facilita o entendimento dos documentos periciais, suas implicações e a atuação adequada perante aos fatos”, ressaltou.

Com detalhes e exemplos, o defensor público perpassou por pontos importantes sobre os temas abordados.

A palestra na íntegra pode ser assistida em no canal do YouTube da Defensoria de Minas (clique aqui).