Com o objetivo de sensibilização ao acolhimento de si mesmo e seus pares nas relações de trabalho remoto, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep MG), promoveu o “Café Virtual com Afeto – Empatia como valor no ambiente de trabalho”. Realizado de forma virtual, o evento aconteceu nestas quinta e sexta-feiras (12 e 13 de novembro).
A iniciativa integra o Projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) “Paz em Ação”, desenvolvido pela DPMG em parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
O “Café Virtual com Afeto” foi uma ação piloto para 106 integrantes da Superintendência de Políticas Pedagógicas (SPP) da SEE/MG.
Conforme explica a defensora pública Francis Coutinho, que coordena o Projeto Mesc, os encontros são desdobramentos dos webinários realizados pela DPMG em parceria com a SEE/MG, por meio da SPP e suas diretorias.
A programação do “Café Virtual com Afeto” contemplou o estudo da empatia, tipos e abordagens, diálogos em comunicação não-violenta com enfoque na importância da escuta e criação de consenso no ambiente organizacional, para uma política democrática e redução de conflitos interpessoais.
A capacitação contou com a participação de mais de 100 pessoas.