Começou no dia 1º de novembro o Projeto Oportunidade, parceria entre a Defensoria Pública de Minas Gerais e o Senac para a formação e qualificação profissional gratuita de mulheres atendidas pela Instituição em Belo Horizonte.
O primeiro grupo de participantes foi identificado pelas defensoras e defensores públicos, de acordo com o perfil de cada assistida, durante os atendimentos nas unidades da DPMG na capital.
A aula inaugural teve como conteúdo “Boas práticas: Higiene Pessoal”, do curso de doces e salgados, com a participação de 30 alunas.
A defensora pública Juliana Bastone, idealizadora do projeto, participou da abertura do curso junto com a especialista em Relacionamento Institucional do Senac, Ana Roberta Cruz.
Para a defensora pública, a primeira aula demonstrou que proporcionar qualificação profissional de qualidade é um ato de respeito ao próximo. “Esse é o papel da Defensoria Pública, uma Instituição que é instrumento de inclusão social dentro do sistema de justiça”, ressaltou Juliana Bastone.
Projeto Oportunidade
A iniciativa busca a empregabilidade, formação e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, atendidas pela Defensoria Pública de Minas Gerais.
O projeto é desenvolvido em parceria com o Senac e apoio do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (Cori-MG) e do Sicoob-CoopJus.
Estão sendo oferecidos oito cursos: escovista iniciante, maquiagem, designer de sobrancelhas, massagem relaxante, costura e acabamento, salgados, bolos e delícias e capacitação em gestão. Cada curso tem duração média de dois meses.