DPMG e Banho de Amor distribuem 450 kits de enxovais, 5 mil máscaras, produtos de higiene e alimentos para pessoas em situação de rua

Por Assessoria de Comunicação em 26 de maio de 2021

Segundo dados da UFMG, cerca de 151 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil. Minas Gerais representa 11,8%, contabilizando 18 mil pessoas, sendo 9 mil em Belo Horizonte. Além disso, 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar no País, de acordo com pesquisa divulgada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Diante desse quadro, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), e a Associação Banho de Amor promoveram em parceria uma campanha de arrecadação solidária de alimentos, roupas, produtos de limpeza e materiais de higiene pessoal. A finalidade foi apoiar os indivíduos em situação de rua e atingidos pela crise financeira durante a pandemia de Covid-19.

Além de defensoras e defensores públicos e servidores da DPMG, foram recebidas doações de parceiros como Sesc/MG, Fecomércio/MG, Associação Mineira de Supermercados (Amis), Supermercados BH, Apac/Conselheiro Lafaiete e da população de BH. Pessoas que estão nessa situação de vulnerabilidade terão esses itens assegurados.

Ao todo, foram doadas 5 mil máscaras faciais de proteção à Covid-19, 80 travesseiros, 80 fronhas, 80 lençóis de solteiro, 80 toalhas de rosto, 80 toalhas de banho e 50 cobertores. E ainda roupas, calçados, cestas básicas, caixas de leite, achocolatados, pacotes de biscoitos, desodorantes spray, escovas de dente, fio dental, pastas de dente, sabonetes, aparelhos de barbear, shampoos, cremes e buchas.

Perto do fim da campanha de arrecadação, 450 kits de enxovais já foram distribuídos para famílias carentes e comunidades terapêuticas parceiras. Neste cenário, campanhas de solidariedade tornam-se fundamentais, pois toda e qualquer doação pode fazer a diferença para quem está em dificuldade.

Interessados em participar da campanha podem entregar as doações até as 17 horas de 31 de maio na sede da Defensoria Pública em Belo Horizonte, na Rua dos Guajajaras 1.707, Barro Preto.

Parceria

A DPMG é parceira da Associação Banho de Amor desde 2018, quando assinou Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver atividades conjuntas voltadas para o atendimento de cidadãos vulneráveis, em especial pessoas que vivem em situação de rua.

A Associação Banho de Amor atende pessoas em situação de rua, oferecendo banho, atendimento médico, roupas e alimentação, qualificação profissional e atendimento psicossocial, dentre outros. O objetivo principal é a recuperação da dignidade dessa população, auxiliando-a no retorno às cidades de origem e na reinserção no mercado de trabalho.

Nestas ações, a Defensoria Pública de Minas contribui com a prestação de atendimento jurídico, além de orientação e educação em direitos.

Os banhos e o atendimento jurídico estão temporariamente suspensos em razão da pandemia de Covid-19, mas a Associação Banho de Amor continua com a distribuição semanal de kits de alimentos e de higiene.

Além disso, a instituição mantém parceria com cinco comunidades terapêuticas para internação e acompanhamento das pessoas assistidas. Atualmente, cerca de 200 homens e algumas mulheres são atendidas pelas comunidades.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS