Mutirão da Defensoria Pública e TJMG oficializa casamentos e celebra direitos em cerimônia que aconteceu em Guanhães
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
Na sexta-feira, 1 de novembro, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveram o Mutirão de Conversão de União Estável em Casamento, em Guanhães, no Vale do Rio Doce.

Foto: Jady Caroline / DPMG
Além de marcar a formalização do relacionamento, a conversão da união estável em casamento permite que todos os anos de convivência sejam juridicamente reconhecidos, fortalecendo a segurança dos direitos dos casais. “Essa oportunidade de conversão não só traz segurança jurídica, mas também celebra a trajetória de cada casal, agora protegida e amparada por lei”, destacou a defensora pública Sarah Celeste Silva Nogueira, coordenadora da comarca de Guanhães.
Ela também parabenizou os casais pela decisão de oficializar a união “É uma decisão muito importante, e agradeço a todos por participarem deste mutirão e por abrilhantarem nossa cerimônia,” finalizou Sarah Celeste.
A juíza Sílvia Maria de Paula Nascimento, coordenadora do Cejusc de Guanhães, também parabenizou os casais. “Desejo a cada um de vocês uma vida de amor, compreensão e companheirismo. Que este seja apenas o início de uma jornada repleta de felicidade e realizações. Parabéns a todos os casais.”, disse.
Dia feliz para os casais
A cerimônia foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil, especialmente decorada para o evento.

A entrada das daminhas e dos noivos foi seguida da tradicional troca de alianças, emocionando os presentes. Entre os casais estava Laylla da Silva e Vinicius Pereira, que compartilharam um momento muito especial. Laylla trouxe consigo a foto de seu pai, falecido há cinco meses, afirmando: “Hoje eu trouxe meu pai comigo, pois sei o quanto ele gostaria de estar com a gente nesse momento tão importante”.


Autoridades prestigiaram o evento
Além das defensoras públicas , Sarah Celeste e Raquel Tenório, também estiveram presentes o desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, 3° vice-presidente do TJMG;
Otávio Scaloppe Nevony, juiz diretor do Foro da comarca de Guanhães; Sílvia Maria de Paula Nascimento, juíza coordenadora do CEJUSC de Guanhães; Jozimax Duarte Carneiro, capitão da Polícia Militar; Helder Ferreira, Presidente da 32ª Subseção da OAB; Ileia Henrique Chagas – Assistente administrativo da Defensoria Pública da Comarca de Guanhães; e Natália de Pinho Souza – Assistente de apoio e Coordenadora assistente do Cejusc da Comarca de Guanhães.

Organização e Parceria
O mutirão foi organizado pela Unidade da Defensoria Pública em Guanhães, em conjunto com a Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), e contou com a parceria do TJMG, através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca.
Confira algumas fotos do grande dia:
























Jady Caroline – DPMG.