Exemplo de vida, realização de sonho e garantia de direitos: DPMG realiza mais uma edição do Casamento Comunitário de BH

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Ação extrajudicial possibilitou a regularização da situação civil de 225 casais inscritos de forma totalmente gratuita 

Casamento Comunitário de 2023 celebrou o amor e a cidadania numa emocionante cerimônia no Minascentro – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Concretizar sonhos, celebrar a família e a garantia dos direitos. Com estes objetivos, a Defensoria Pública de Minas Gerais realizou nesta terça-feira (23/5), no Minascentro, mais uma edição do Casamento Comunitário em Belo Horizonte. A solenidade encerrou as atividades da Semana da Defensoria Pública/2023. 

Dama e pajem: Sophia e Maicon abriram o cortejo nupcial 

Ao som da marcha nupcial, o casal de dama e pajem, Sophia Emanuelly Ferreira dos Santos e Maicon Keven Pereira de Azevedo, abriu o cortejo sobre o tapete vermelho para 113 casais realizarem o sonho de se casarem em uma cerimônia que contou, ainda, com benção ecumênica e troca de alianças, ornamentação especial, bolo fake, cabine de fotos e distribuição de presentes e bem-casados.  

Raquel da Costa Dias e Genilson Oliveira fazem a entrega da certidão ao casal Gerli e José

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi quando o casal Gerli dos Santos e José Araruna, ela aos 72 anos e ele aos 75, foram chamados ao palco para receber a certidão de casamento representando todos os demais casais. O documento foi entregue pela defensora pública-geral Raquel da Costa Dias e pelo presidente do Recivil, sindicato que representa os cartórios, Genilson Socorro Gomes de Oliveira. 

O Casamento Comunitário é uma ação extrajudicial de alcance social da Defensoria de Minas que oferece às pessoas de baixa renda a oportunidade de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos e ainda realizarem o sonho do grande dia de forma totalmente gratuita.  

Toda a iniciativa foi possível graças a uma ampla rede de solidariedade, em que a Defensoria Pública de Minas Gerais reuniu várias instituições, empresas e profissionais de forma voluntária para realizar o sonho de casais que desejam formalizar sua união, mas não reúnem condições financeiras de arcar com as taxas dos cartórios, estes também parceiros. 

Desde 2009 o evento faz parte do calendário institucional da DPMG, tendo oficializado a união de mais de 8 mil pessoas por meio dos Casamentos Comunitários realizados em Belo Horizonte e nas unidades no interior do estado. 

O dispositivo de autoridade foi composto pela defensora pública-geral Raquel da Costa Dias; subdefensor- geral Nikolas Stefany Macedo Katopodis; corregedor-geral da DPMG, Galeno Gomes Siqueira; pela 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, representando o presidente, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Simone Saraiva de Abreu Abras, representando o corregedor-geral Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica, promotora Patrícia Habkouk; a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG, defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; a coordenadora de Família e Sucessões da DPMG, defensora pública Dayanne Dias Mendes; a presidente da Adep-MG, Marolinta Dutra; a presidente do Servas, Christiana Renault de Almeida; o assessor militar da DPMG, tenente-coronel William Machado; o presidente do Recivil, Genilson Socorro Gomes de Oliveira; o pastor Weslley Policarpo, do Templo Maior da Igreja Universal do Reino de Deus; e o padre Wagner Douglas, assessor Nacional da Pastoral do Surdo na CNBB e pároco da Igreja Católica 

A benção ecumênica foi feita pelo padre Wagner Douglas. Enaltecendo a união dos casais, o religioso lembrou o trecho bíblico em que o apóstolo João afirma que “Deus é amor”. “Vocês são uma face do amor de Deus. Que todos os dias vocês possam sentir que bem é amor”, afirmou o padre. 

Padre Wagner Douglas abençoou os casais logo após a troca das alianças

Pronunciamentos 

Em sua mensagem aos casais, a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias destacou os benefícios legais conferidos pelo casamento. “Além de celebrar o amor e incentivar o fortalecimento dos vínculos familiares, a união civil de vocês garante segurança jurídica em questões como pensão alimentícia, auxílios, inventários, partilha e direito de herança”. 

Raquel da Costa Dias fez um agradecimento aos parceiros, imprescindíveis para a realização do Casamento Comunitário da DPMG, “inciativa totalmente gratuita, que confere dignidade e cidadania a milhares de mineiras e mineiros”.  

Ao finalizar, a defensora-geral parabenizou os noivos, desejando-lhes felicidades 

O presidente do Recivil, Genilson Socorro Gomes de Oliveira, também destacou o valor da segurança jurídica para os casais e falou sobre a participação dos cartórios na vida dos cidadãos. “Estamos presentes nos momentos mais importantes que é nascer, casar e morrer. Celebrar o casamento coletivo é muito especial para nós, pois além da realização de sonhos é a garantia de segurança jurídica, principalmente na hora de comprovar o estado civil”, disse.  

Presidente do Recivil, Genilson Socorro Gomes de Oliveira 

Parceiros 

A ação conta com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Corregedoria-Geral de Justiça, dos Cartórios de Registro Civil de Belo Horizonte, do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Belo Horizonte (Recivil), da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais. 

Participaram como parceiros também: Grupo Suggar; Aninha Doces Confeitaria Artesanal, de Pedro Leopoldo; Buffet Catharina; Artfas Cerimonial e Promoções, Dayrell Hotel e Centro de Convenções; Hotel Mercure, do Grupo Acoord; Cia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); OOH Brasil; Churrascaria Farroupilha Grill – Pampulha; Porcão BH; Restaurante do Porto; Pizzaria Guarani; Enoteca Vino Mio; RSom Produção e Audiovisual; Empresa Cabine de Foto; Roberta Reis Moda Festa; Loja Puro Charme; Maurício Duarte Decorações e Eventos; Cooperativa de Crédito Sicoob Coopjus; Casas Lealtex; Esquina do Pijama; Copasa; e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH).   

Ao final, houve sorteio de brindes e presentes doados por parceiros voluntários. 

Clique aqui para ler histórias que marcaram a vida de casais participantes.

Clique aqui para ver a repercussão na mídia.

Cristiane Silva e Alessandra Amaral – Jornalistas/DPMG.