Mais de 900 mulheres estão participando do II “Defensoras Populares” promovido pela DPMG. As inscrições seguem abertas até 19/4  

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Mais de 900 mulheres estão participando do curso “Defensoras Populares”, oferecido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). A capacitação busca compartilhar conhecimento ligado aos direitos humanos das mulheres para que elas possam ser replicadoras em seus territórios, acolhendo mulheres em situação de violência e/ou vulnerabilidade social. 

Mulheres lideranças comunitárias são o público-alvo do curso, que acontece no Auditório da DPMG (Rua dos Guajajaras 1.707/2º andar – Barro Preto, em Belo Horizonte), com transmissão simultânea pelo YouTube (c/defensoriamineira). 

No total, 938 mulheres já estão inscritas, 166 para a modalidade presencial e 772 para a virtual. As inscrições ainda estão abertas e vão até o dia 19 de abril (sexta-feira). 

Clique para se inscrever. 

A capacitação está dividida em dois grupos – Turma Lilás, com aulas aos sábados de manhã, e Turma Verde, com aulas às terças-feiras, durante a noite. 

A formatura das duas turmas está prevista para o dia 4 de junho. Haverá emissão de certificado para as participantes que cumprirem 75% da carga horária. 

A abertura do curso se deu no último sábado (6/4) e ambas as turmas já estão tendo aulas. 

A diretora da Escola Superior da DPMG, defensora pública Silvana Lobo destaca a importância do curso para a transformação pessoal e da coletividade. “A Defensoria Pública não consegue estar em todos os lugares. As alunas serão nossas antenas, que irão captar o conhecimento e levá-lo a todos os municípios do estado”, afirmou.  

A defensora salienta que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens e alguns a mais. “O preconceito é tão grande que precisamos ter alguns direitos a mais que nos protejam e possibilitem essa igualdade”. 

O II “Defensoras Populares” possibilita que as mulheres alunas contribuam para mudanças sociais a partir dos núcleos nos quais estão inseridas, tornando-se disseminadoras e multiplicadoras do conhecimento em relação aos direitos das mulheres, na luta contra o machismo, o preconceito e a violência. 

Esta é a 2ª edição do curso, que é promovido pela Defensoria Pública mineira, por meio da sua Escola Superior (Esdep) e de sua Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM). 

A Defensoria Pública disponibilizou um modelo exclusivo de template (clique aqui) para divulgar a iniciativa, assim como um filtro para Instagram (clique aqui).

Modelo de educação popular

A capacitação traz conteúdos como: estruturas de gênero, raça e classe; violências de gênero e Lei Maria da Penha; violência institucional de gênero e redes de atendimento; saúde, viver bem e autonomia reprodutiva; direito à moradia adequada, com perspectiva de gênero; mulheres no mundo do trabalho; seguridade social e direito previdenciário para mulheres; além de participação política e representatividade. 

A defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves, coordenadora de promoção e defesa dos direitos das mulheres, explica que os temas das aulas foram definidos por grupos de mulheres lideranças comunitárias, visitados pela equipe da CEDEM desde o mês de janeiro. “Por se tratar de um modelo de educação popular que segue os preceitos de Paulo Freire, cada módulo do curso foi e continua sendo construído pelas próprias alunas. Em todas as aulas haverá a explanação de uma defensora popular formada pela primeira edição do curso, no ano de 2017, pois as educandas são educadoras e o conhecimento que liberta é obtido por uma via de horizontalidade”, afirmou a coordenadora. 

Na primeira aula, a defensora popular Simone Oliveira deu um depoimento sobre o impacto da formação em sua trajetória pessoal e profissional enquanto liderança comunitária, defensora de direitos humanos e multiplicadora do conhecimento adquirido em sua comunidade. 

SERVIÇO:  

Curso: Defensoras Populares  

Inscrições: abertas  

Clique aqui para se inscrever 

Aulas – Turma Lilás – Sábados:  6, 13, 20 e 27 de abril e 4, 11, 18 e 25 de maio (Das 9 às 12 horas) 

Aulas – Turma Verde – Terças-feiras:  9, 16, 23 e 30 de abril e 7, 14, 21 e 28 de maio (Das 19 às 22 horas) 

Local: Híbrido – Auditório da DPMG e YouTube (c/defensoriamineira)  

Formatura: 4 de junho