O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, deu posse, na tarde desta quinta-feira (18/2), ao defensor público Nikolas Stefany Macedo Katopodis no cargo de subdefensor público-geral de Minas Gerais. Ele ocupava até então o cargo de assessor de Planejamento e Infraestrutura da DPMG.
Nikolas Katopodis substitui Marina Lage Pessoa da Costa, que ocupava o posto desde janeiro de 2020.
Também estavam presentes na cerimônia, que aconteceu de forma restrita no Gabinete da Defensoria-Geral, a assessora Institucional Emília Eunilce Alcaraz Castilho; a assessora Jurídico-Institucional Juliana de Carvalho Bastone; a coordenadora do Atendimento da Capital, Sílvia Leonel Ferreira; a assessora de Planejamento e Infraestrutura, Giza Magalhães Gaudereto; e a superintendente de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional, Carla Aparecida de Souza Carvalho.
Trajetória
O novo subdefensor público-geral de Minas Gerais, Nikolas Katopodis, é natural de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Foi nomeado para o cargo de defensor público em 2011, após aprovação no VI Concurso para Ingresso na Carreira.
Exerceu sua primeira lotação na comarca de Teófilo Otoni. Após remoção para a comarca de Betim, exerceu a Coordenação Local por um ano.
Foi designado em 2013 para a Coordenação do Projeto Libertas da DPMG, em parceria com o Ministério da Justiça, e também para a Coordenação da área de Execução Penal da Defensoria de Minas.
Após o término do Projeto Libertas, exerceu as funções de coordenador de Estágio e Serviços Voluntários, tendo ainda, no Gabinete da Defensoria Pública-Geral, atuado na Assessoria Institucional e na Assessoria de Planejamento e Infraestrutura.