Ação no dia 19 de agosto tem parceria com a Pastoral de Rua e inclui café da manhã e apresentações culturais
No próximo dia 19 de agosto, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Pastoral de Rua realizarão uma ação especial em Belo Horizonte para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Com o objetivo de dar visibilidade às pessoas que vivem nas ruas, a iniciativa busca destacar seus direitos e os desafios que enfrentam diariamente.
A programação terá início às 8h, com um café da manhã oferecido à população em situação de rua no baixio do Viaduto Santa Tereza. Durante o evento, haverá apresentações culturais e atendimento jurídico gratuito pelas defensoras e defensores públicos da Defensoria Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, com o apoio da equipe da ADEP-MG e lideranças da Pastoral de Rua. Serão abordados temas cruciais como direitos básicos, acesso a serviços essenciais e as dificuldades que essa população enfrenta no cotidiano.
Os dados da Defensoria Pública de Minas Gerais mostram que em 2023 foram realizados 2.952 atendimentos/acolhimentos pela Defensoria Especializada dos Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais. No primeiro semestre de 2024 (janeiro a junho) foram 1.065 atendimentos.
Segundo dados de 2022 do Ipea, divulgados na cartilha “Um Novo Presente é Possível – Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua”, produzida pela Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP), a Região Sudeste do país concentra a maior população em situação de rua, sendo quase metade na cidade de São Paulo, com aproximadamente 90 mil pessoas. Há dois anos Belo Horizonte aparecia com 11.517 pessoas nesta situação, e atualmente conta com cerca de 13.700 pessoas em situação de rua, segundo registros do CadÚnico.
Sobre a Importância da data
O dia 19 de agosto relembra o “Massacre da Sé” ou “Chacina da Praça da Sé”, ocorrido entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas e outras oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam nas ruas da região da Praça da Sé, em São Paulo. Este trágico evento marcou o início de uma luta nacional pela proteção e promoção dos direitos da população em situação de rua, encabeçada pelo Movimento Nacional da População de Rua.
Serviço: Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Data: 19 de agosto (segunda-feira)
Horário: A partir das 8h
Local: Pilotis do viaduto Santa Tereza (em frente à Serralheria Souza Pinto), Belo Horizonte – MG
Caminhada: Com destino ao Albergue Tia Branca, Rua Conselheiro Rocha, 351 – Floresta, Belo Horizonte – MG