Palestra sobre Inteligência Artificial marca lançamento do podcast da Esdep/DPMG. Confira os episódios já disponíveis 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), lançou o podcast “Esdep no Ar”, novo instrumento da Esdep de diálogo e aprendizado, em que serão abordados temas relevantes e atuais para a sociedade, especialmente na área de direitos humanos e justiça. 

Já estão disponíveis no Spotify nove episódios com conteúdos produzidos pelas Câmaras de Estudos da DPMG. Para ouvir, acesse o Spotify e busque “ESDEP no Ar by DPMG”. 

Ao lançar o podcast, a Esdep visa fomentar o conhecimento e engajamento da população mineira em temas jurídicos e sociais, destacando o compromisso da Instituição com a inovação e a democratização do acesso à informação. 

Direito e inteligência artificial 

Para marcar o lançamento, que ocorreu nesta quinta-feira (7/11), a DPMG, por meio de sua Escola recebeu o advogado e professor Bruno Lewer para a palestra “Como preparar prompters para a utilização da Inteligência Artificial – Chat GPT”. 

A coordenadora da Escola Superior, defensora pública Silvana lobo, abriu o evento destacando que o podcast “Esdep no Ar” é um novo meio de divulgação do trabalho da Defensoria Pública mineira e de teses diferenciadas, além de ser um novo canal de informação para a sociedade, por meio de um instrumento muito utilizado atualmente. 

Coordenadora da Esdep, defensora pública Silvana Lobo: “A inteligência artificial vai facilitar o nosso trabalho e nos dar mais tempo para nossa atividade principal” – Fotos: Mateus Felipe / DPMG

Ao falar sobre o tema da palestra do dia, Silvana Lobo salientou que a inteligência artificial é “uma ótima ferramenta de auxílio, mas não substitui nosso trabalho, que é o atendimento e o acolhimento do cidadão que está vulnerabilizado, e ajudá-lo a solucionar as questões jurídicas. A IA pode nos ajudar a termos mais tempo para nosso objetivo maior que são os nossos assistidos”. 

Bruno Lewer falou sobre Direito e inteligência artificial, com ênfase na aplicação do Chat GPT. Ele fez uma introdução do tema, passando por conceitos fundamentais e aplicações práticas e forneceu exemplos de como construir bons comandos para se obter boas respostas.  

Ao finalizar, Lewer falou sobre o uso ético e seguro da inteligência artificial e respondeu às dúvidas dos participantes. 

Advogado e professor Bruno Lewer: “A tecnologia não acabará com as profissões jurídicas, mas é certo que nos desafiará a repensar o nosso lugar profissional, o que e como devemos estudar e trabalhar”  

Assista à palestra na íntegra. 

Bruno Lewer e participantes presenciais. O evento foi transmitido também pelo YouTube

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.