Primeira parte do Módulo III do Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia está disponível no canal da DPMG

Por Assessoria de Comunicação em 1 de junho de 2022

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep-MG), deu início ao Módulo III do Curso de Formação Continuada em Gênero e Raça/Etnia: Uma Perspectiva Interseccional da Defensoria Pública.

 O terceiro módulo do curso ocorreu nesta quarta-feira (1/6) e está disponível no canal da DPMG no YouTube (c/defensoriamineira). Clique aqui para ver.

 O tema da vez entra na discussão sobre o que são as interseccionalidades da violência e de que forma elas se apresentam à Defensoria Pública. Os participantes reforçaram a necessidade de uma leitura aprofundada dos marcadores sociais de opressões de raça e gênero, como atingem e refletem na vida de assistidos da Defensoria.

Participaram como facilitadores a jornalista e pesquisadora Sophia Mendonça, integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidade – Afetos; e a especialista em Coordenação Pedagógica, Sayonara Nogueira, presidente do Instituto Brasileiro Trans de Educação e secretária de Comunicação da Rede Trans Brasil.

Como mediador atuou o defensor público Paulo Cesar Azevedo, membro da Câmara de Estudos de Igualdade Étnico-Racial, Identidade de Gênero e Diversidade Sexual.

Sayonara Nogueira, apresentou um recorte da violência dentro da esfera “transfeminicídio”. Termo definido como uma política disseminada, internacional e sistemática da população trans, motivada pelo ódio e nojo. “O grupo transgênero ainda é extremamente marginalizado e vulnerabilizado dentro da sociedade”, afirmou.

A pesquisadora Sophia Mendonça fez uma reflexão baseada em sua pesquisa, onde é mostrado como os grupos sociais não dão conta de compreender a interseccionalidade perante a pluralidade presente no coletivo.

O próximo encontro está marcado para o dia 24 de junho, onde será finalizado o terceiro módulo.

O Curso de Formação Continuada conta com apoio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG).

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS