Projeto ‘Canto da Rua Emergencial’ atendeu quase 8 mil pessoas em situação de rua em BH

Por Assessoria de Comunicação em 25 de maio de 2021

Iniciativa tem a participação da Defensoria de Minas, que presta atendimento jurídico gratuito e educação em direitos na Serraria Souza Pinto

O projeto “Canto da Rua Emergencial”, iniciativa da Pastoral de Rua da Arquidiocese de BH e parceiros, que tem o propósito de apoiar e oferecer atendimento em diversos serviços para pessoas em situação de rua em Belo Horizonte diante do cenário da pandemia de Covid-19, prestou 164.752 atendimentos desde seu início, em junho de 2020.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participa da ação, prestando orientações jurídicas e educação em direitos. A Instituição prestou 658 atendimentos no local.

A participação é executada pela Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), com apoio de defensoras e defensores públicos de diversas áreas.

Os atendimentos do projeto “Canto da Rua Emergencial” na Serraria Souza Pinto continuam até o dia 30 de junho.

Balanço parcial da ação foi apresentado no último dia 20 de maio, na Serraria Souza Pinto, onde os atendimentos são realizados – Fotos: Claudinei Souza/DPMG

Os números do balanço, com resultados até 15 de maio, foram divulgados na quinta-feira (20/5), na Serraria Souza Pinto, local onde são realizados os atendimentos. A Defensoria Pública foi representada pelo assessor Institucional Wilson Hallak Rocha. Também esteve presente a defensora pública Júnia Roman Carvalho, que atua na (DPDH), e participou dos atendimentos ao público.

Defensora pública Júnia Roman e o assessor Institucional Wilson Hallak durante o evento de divulgação de balanço

Para a realização do “Canto da Rua Emergencial”, instituições públicas e voluntários se uniram para dar mais efetividade ao trabalho realizado, possibilitando que a população em situação de rua tenha acesso a seus direitos, ainda mais alijados, em função da pandemia.

Foram atendidas no total, até o momento, 7.833 pessoas em situação de rua, uma média de 795 por dia.

Atendimentos biopsicossociais somaram 40.711. A Defensoria Pública fez 658, o Ministério Público, 568, e o Centro de Defesa, 77 atendimentos. 

Foram distribuídos 188.300 lanches e 1.095.100 copos de água.

Foram feitos 7.317 atendimentos na lavanderia e registrado o total de 98.170 banhos e 5.814 pets atendidos.

Defensora Júnia Roman durante atendimento na Serraria Souza Pinto – Foto: Marcelo Sant’Anna/DPMG

‘Empreendendo Vidas’

Durante a divulgação dos resultados da iniciativa também foram apresentadas perspectivas de projetos futuros em favor da população em situação de rua.

Um deles é o programa “Empreendendo Vidas”, que identifica e promove iniciativas e alternativas de geração de trabalho e renda, com vistas à superação da situação de rua. O programa é desenvolvido em três eixos: grupos de economia solidária, coletivos solidários de empreendedores individuais e encaminhamento para o trabalho formal.

Segundo a Pastoral de Rua da Arquidiocese de BH, a maioria da população atendida já ocupou algum posto de trabalho, ainda que informal. A segunda maior demanda desta parcela da população é o trabalho, que vem logo atrás de moradia. Benefícios e auxílios ficam em último lugar.

Os projetos “Mãos Seletas” e “Sabor do Canto”, do programa “Empreendendo Vidas”, já estão em andamento. Por meio deles, estão sendo formados coletivos solidários de pessoas em situação ou trajetória de rua voltados para o trabalho de catador de materiais recicláveis e para a área da alimentação e gastronomia, respectivamente.

Já são 13 catadores e 33 pontos de coletas na região do hipercentro de BH.

E os dois grupos de produção já formados do “Sabor do Canto” estão produzindo 1.600 lanches por dia para os frequentadores do “Canto da Rua Emergencial”.

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies neste site para: melhorar a funcionalidade, personalizar a experiência de navegação, analisar o tráfego e para efeitos de marketing e publicidade personalizada. Veja nossa Política de Privacidade.

Cookies estritamente necessários: São aqueles cookies que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Os cookies de estatísticas, ou análises, traduzem as interações dos visitantes em relatórios detalhados de comportamento, de maneira anônima.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

Os cookies ajustam o site a serviços de terceiros, como links em redes sociais, comentários, chatbots, etc.

A opinião do cidadão é importante para a constante melhoria dos serviços. Para críticas, sugestões ou esclarecer dúvidas, Fale com a Defensoria.