A Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Esdep-MG) realizou nesta terça-feira (27/10) o segundo encontro do webinário “Coletivizando as Lutas – A Educação em Direitos com a Defensoria Mineira”, com o subtema “Educação, Democracia e Acolhimento dos Atores na Escola (como lidamos com o afeto durante e pós-pandemia)”.
A defensora pública Francis Coutinho, autora do Projeto “Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) – Paz em Ação”, coordenou o debate, que contou com a participação da subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, e da professora doutora associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Joyce Mary Adam.
Em sua fala de abertura, a defensora Francis Coutinho ressaltou que a iniciativa teve como objetivo estampar vivências e saberes “que proporcionarão uma rica reflexão sobre a necessidade do desenvolvimento de valores comuns para o universo escolar, propiciando a gradual mudança da cultura competitiva para a colaborativa, vislumbrando o conflito como manifestação da ordem democrática, propiciando sua gestão como ele se apresente, positivo ou negativo.”
De acordo com Francis Coutinho, é importante abraçar no cotidiano da escola a existência de crenças limitantes, pois que fazem parte da realidade pessoal e coletiva, criando, conjuntamente com a comunidade de atores da escola, espaço para reflexão e troca de vivências e criação de novas possibilidades de mudança e formação de cultura.
O webinário foi transmitido pelo canal Youtube, atingindo quase 3,9 mil visualizações, sendo que mais de mil expectadores acompanharam o debate na íntegra. Ao final do debate, o canal da Defensoria de Minas passou a contar com mais de 500 novos inscritos.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a educação em direitos, com abordagem comunicacional direta e debate de temas atuais e de interesse geral ou de grupos específicos envolvendo os vulnerabilizados.
O webnário encontra-se disponível no canal da Defensoria Pública no Youtube. Para acessar, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6H_CpFbTWvs