O defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador estadual de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), participou como palestrante do “1° Simpósio Autismo na Atualidade: Desafios e Avanços”. O evento ocorreu no dia 1º/12, no The One Business, em Belo Horizonte, e contou com ampla programação com palestras, videoaula, mesa redonda e discussão interativa.
Também coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas de Minas Gerais, Luis Renato Pinheiro proferiu a palestra “A importância e o papel da Rede de Proteção como Garantidora de Direitos das Pessoas Autistas e suas Famílias”.
O evento reuniu famílias, profissionais das áreas da saúde e da educação para discutir o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com intuito de transmitir conhecimento técnico e acerca do exercício pleno do direito, o Simpósio foi organizado pelo casal Florense Assis e Gustavo Lavorato, pais de dois filhos autistas. Ela recentemente também teve o diagnóstico de autismo e passou a compreender melhor o que acontece consigo ao longo da vida.
Durante o evento foram debatidos os principais desafios enfrentados pela comunidade autista para contribuir com conhecimentos e orientações sobre tratamentos multidisciplinares com embasamento científico. Foram abordados temas como a importância do diagnóstico e da intervenção precoce em todas as fases da vida, a inclusão escolar, terapias e tecnologias assistivas.
O Simpósio também teve como finalidade contribuir para a construção de um novo olhar sobre o autismo, abordagens atuais e políticas de inclusão, com a presença de profissionais da pediatria, neuropediatria, neurologia, psiquiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, genética, psicologia, psico e neuropedagogia, terapia ocupacional, entre outros.
Houve aprofundamento nas principais necessidades do autista, aprendizado e avanços no convívio familiar e social, visando a inclusão, com orientações e esclarecimentos para proporcionar qualidade de vida e bem-estar para todos os envolvidos. Também visou esclarecer dúvidas com intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e de suas famílias.