A Revista de Filosofia do Direito, do Estado e da Sociedade (FIDES) publicou artigo de autoria da defensora pública Mônica Alves da Costa, com atuação na 1ª Defensoria Cível de Ituiutaba e membra da Câmara de Estudos de Igualdade Étnico-racial, Gênero e Diversidade Sexual da DPMG e das Comissões de Diversidade Sexual e para Assuntos Internacionais da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).
Em sua 27ª edição, a Revista FIDES oportunizou o debate sobre o acesso à educação. Em consonância com Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
O artigo de Mônica Alves é intitulado “O nome social como uma das formas de garantir o acesso e permanência das pessoas trans no sistema de ensino”, e foi elaborado em coautoria com Brena Braga Faria. Considerando que está sendo realizado o Mutirão de Alteração de Prenome e Gênero de Pessoas Trans, que teve início em Ituiutaba, o estudo chega como uma fonte de informação e conhecimento de grande importância.
Mônica Alves também é mestranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisadora do Projeto Global Crossings, no âmbito da Cátedra Jean Monnet (União Europeia).
Clique para acessar a Revista de Filosofia do Direito, do Estado e da Sociedade (FIDES).