Nesta terça-feira (30/5), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participou de evento alusivo à campanha “Maio Laranja”, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade aconteceu no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.

Organizada pelo Projeto Providência, , da Arquidiocese de Belo Horizonte, e que acolhe crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, a ação envolveu parte dos equipamentos e serviços que atuam na região e integram a chamada rede local e ampliada.
O evento contou com brincadeiras, apresentações culturais, oficinas e palestras educativas da Defensoria Pública de Minas Gerais e do Conselho Tutelar.
As defensoras públicas Daniele Bellettato, à frente da Coordenadoria Estratégia de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CEDEDICA), da DPMG, e Silvana Lobo, que dirige a Escola Superior da Instituição, ministraram uma palestra descontraída para o público presente.
Elas abordaram informações educativas relacionadas ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que é um dos públicos mais vulneráveis a violências.

Além das palestras, a Defensoria de Minas distribuiu cartilhas educativas e ofertou uma oficina de escuta e orientação sobre o tema para as crianças e jovens presentes, com a defensora pública-auxiliar da Defensoria-Geral, Diana de Lima Prata Camargos, a assistente social da CEDEDICA, Claudineia Alves Silveira Martins, e a estagiária de Psicologia Vitória Eduarda Siqueira.
O servidor Davi Antero dos Santos, da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), da DPMG, prestou apoio e suporte às atividades desenvolvidas pela Instituição no evento.
Entre as atrações, houve ainda apresentação de dança de jovens do programa Fica Vivo!, apresentação teatral com integrantes do projeto Providência e esquete de teatro com oficineira do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Alessandra Amaral – Jornalista/DPMG