Cerimônia aconteceu no Gabinete, por ato do defensor público-geral. Na sequência foi iniciado o Curso de Formação das novas defensoras e defensores públicos
Nesta segunda-feira (16/8), o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, empossou as defensoras públicas Ana Beatriz Meirelles de Miranda e Ana Elisa Carvalho Fernandes Matos dos Santos.
Elas integram a terceira turma de aprovados no VIII Concurso de provas e títulos para ingresso na carreira da Instituição.
Quatro defensores da terceira turma já haviam sido empossados pelo Conselho Superior da DPMG durante sessão solene realizada no dia 13 de agosto. Ana Beatriz e Ana Elisa tomaram posse em ato no Gabinete do defensor público-geral, conforme disposto na Lei Complementar 65 (artigos 9º, inciso XX, e 50º, III), que prevê a posse posterior aos ausentes na sessão solene do Conselho Superior.
Durante a singela cerimônia realizada no Gabinete da Defensoria-Geral, Gério Soares deu as boas-vindas às novas defensoras, expressando sua alegria em recebê-las na Instituição, e colocou a Administração Superior à disposição.
As duas novas defensoras públicas e seus familiares presentes manifestaram sua emoção e gratidão em fazer parte da Defensoria Pública mineira.
Estavam presentes na cerimônia o subdefensor público-geral do Estado, Nikolas Stefany Macedo Katopodis; a chefe de Gabinete, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o corregedor-geral da DPMG, Galeno Gomes Siqueira; a coordenadora do Atendimento da Capital, Sílvia Leonel Ferreira; o secretário do Conselho Superior, Guilherme Rocha; o assessor Institucional da Defensoria-Geral, Wilson Hallak Rocha; o assessor militar da DPMG, tenente coronel PM William de Oliveira Machado; e o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Fernando Martelleto.
Curso de Formação
Em seguida, foi iniciado o 8º Curso de Orientação e Preparação das Defensoras e Defensores Públicos aprovados no VIII Concurso, ministrado pela Defensoria Pública, por meio de sua Escola Superior (Esdep MG), cujo objetivo é capacitar e dar mais qualidade aos serviços prestados à população.
A abertura da capacitação foi feita pelo defensor-geral, Gério Patrocínio Soares, que deu as boas-vindas aos seis novos membros da Casa e apresentou a equipe da Defensoria-Geral.
O curso vai até o dia 1º de outubro. Sua programação inclui apresentações da Defensoria Pública-Geral, Corregedoria-Geral, Conselho Superior, superintendências internas e Assessoria Militar da DPMG; além da Associação de Classe e de representantes de instituições externas.
A capacitação contempla também temas e aspectos técnicos, como atuação no júri, processos eletrônicos, entre outros, além de práticas supervisionadas.
VIII Concurso
Mais de dez mil candidatos concorreram a 30 vagas – inicialmente – para defensora e defensor público de Minas Gerais. O certame foi composto por cinco etapas, sendo a primeira – prova objetiva de múltipla escolha – realizada no dia 26 de maio de 2019 e a última – prova de títulos – concluída em fevereiro de 2020.
Alessandra Amaral – Jornalista DPMG