O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, foi agraciado com a Ordem do Mérito Legislativo 2021. A homenagem é concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reconhecimento a todos que contribuíram e continuam contribuindo para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Estado. A solenidade de outorga aconteceu nesta segunda-feira (22/11), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Esta edição da comenda teve como tema “Mineiras e mineiros na recuperação econômica e social do Estado no pós-pandemia, destacando a atuação das instituições unidas à sociedade, em prol da vida”. Receberam as homenagens cidadãos e instituições que atuaram para amenizar a crise gerada pela pandemia de Covid-19 na economia, na saúde e na própria sociedade.
Criada em 1982, a Ordem Mérito Legislativo possui os graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. Na edição de 2021, 89 pessoas e instituições receberam a honraria, além de 40 parlamentares que foram agraciados antes da solenidade.
Neste ano, foram agraciados com o grau Grande Mérito o defensor-geral, Gério Soares; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; e a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida.

Mesmo reconhecendo que a Covid-19 agravou várias “pandemias” que o Brasil já enfrentava, como a inflação, a fome e a pobreza, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus , fez um discurso de esperança e de retomada.
Agostinho Patrus citou, entre as ações do Parlamento mineiro, o Recomeça Minas, um pacote de estímulos para incentivar a retomada econômica e social do estado. E reforçou a disposição da Assembleia para seguir trabalhando, em parceria com as instituições, e com um cuidado especial com a população mais vulnerável.
A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, falou em nome de todos os agraciados e defendeu uma reconstrução conjunta e de mãos dadas entre pessoas e instituições.

Fonte: Ascom/DPMG, com informações da ALMG