O defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (CEPIPED), da DPMG, ministrou a palestra “A inclusão escolar do estudante com deficiência”. O evento foi realizado no dia 3 de julho, no município de Dores do Indaiá, região central do estado.
O objetivo foi promover a educação em direitos e mostrar o papel que a Defensoria Pública exerce na sociedade em relação à garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Foram discutidos assuntos ligados à inclusão da pessoa com deficiência na educação, com participação direta do público, e reforçada a necessidade de estruturação de uma Rede de Proteção Local à Pessoa com Deficiência.
O evento foi uma iniciativa da DPMG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Dores do Indaiá.
Participaram do encontro diretores de escolas, professores, agentes públicos, profissionais das redes de ensino municipal, estadual e particular, e público em geral.
No dia seguinte ao evento, o defensor público participou de uma reunião estratégica com representantes de secretarias municipais de Dores do Indaiá e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em que foi acordada a criação da Rede de Proteção Municipal da Pessoa com Deficiência de Dores do Indaiá, com apoio da CEPIPED.
Rede de Proteção
Luis Renato Braga Arêas atua também como coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais; e é membro da Comissão Especial do Direito das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos; além de gestor do projeto “Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção”, da DPMG.
Mateus Felipe, estagiário, sob a supervisão da Ascom