Defensora pública-geral de Minas Gerais é agraciada com o Grande Colar de Mérito Legislativo

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Raquel da Costa Dias foi oradora oficial na solenidade que celebrou as edições dos dois últimos anos

A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, foi homenageada com o Grande Colar de Mérito Legislativo, maior honraria conferida pela Câmara Municipal de Belo Horizonte a pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, que tenham se destacado na construção de uma cidade, de um estado ou de um país melhor.

A solenidade, que celebrou as edições de 2021 e 2022, aconteceu na sexta-feira (25/11).  Foram entregues 80 medalhas, 36 relativas ao ano passado e 44 relativas a 2022. Além de um orador, cada edição também conta com um patrono, cuja biografia seja uma inspiração.

Os homenageados são indicados pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado pelas membras e membros da Mesa Diretora e pelo corregedor da Câmara de BH.

O vice-presidente da Câmara Henrique Braga fez a entrega da homenagem à defensora-geral – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG

Oradora oficial

Raquel da Costa Dias foi a oradora oficial de 2021, cujo tema escolhido foi “Acesso a Direitos”.

Em seu pronunciamento, a defensora-geral observou que o acesso a direitos passa necessariamente pela educação e empoderamento do ser humano, e destacou a responsabilidade das personalidades e instituições homenageadas.

“Devemos pensar a educação como instrumento de formação integral da pessoa, que culmine na redução de desigualdades e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim como a Defensoria Pública, muitas das instituições aqui representadas são porta de acesso a oportunidades para inúmeras pessoas invisibilizadas. Muitos de vocês oferecem oportunidades de estudo, de capacitação, de emprego, de justiça e de uma nova vida com mais alegria, igualdade e cidadania. Em um país com imensa desigualdade social, sabemos da importância desse mister”, afirmou a defensora pública-geral.

Raquel da Costa Dias: “Responsabilidade e gratidão por representar, como oradora, instituições e personalidades presentes que, igualmente à Defensoria, promovem dia após dia acesso a direitos, principalmente em favor daquelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade em nossa sociedade”

“Que cada instituição e personalidade aqui presentes continue imbuída da missão de orientação e promoção dos direitos humanos, da melhoria da qualidade de vida das pessoas e dos grupos vulneráveis”, finalizou a DPG.

A cerimônia relativa ao ano de 2021 foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, Henrique Braga, e teve como patronesse a assessora acadêmica Lilian Neves. Com o tema “Educação infantil”, a solenidade de 2022 foi conduzida pela presidente da Câmara e deputada federal eleita, Nely Aquino, e teve como patrono o artista Ziraldo e como orador o presidente da Academia Mineira de Letras Rogério Faria Tavares