A defensora pública e coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Samantha Vilarinho e mais 12 defensoras e defensores públicos mineiros, participaram do “1º Encontro Regional Justiça em Rede contra a Violência Doméstica e Familiar – A mulher sob a proteção do Sistema de Justiça”. O evento ocorreu nesta segunda (27/3) e terça-feira (28/3), em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Também participaram do encontro as defensoras públicas Lenora Bustamante De Luna Dias, Lísia Cordeiro de Aquino Junqueira, Roberta Lima De Paula, Ana Beatriz Laborinha Y Perez, Ana Flávia Soares Diniz, Cássia Rejane Chiericato, Sâmara Soares Damato, Izabella Nogueira Lopes, Lorena Jordaim Nepomuceno e os defensores públicos André Ricardo Nery, Guilherme Barquette Fernandes, Marcus Tarcísio Silva de Castro, além de magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais de diversas comarcas, assim como membros da Polícia Civil, do Ministério Público de Minas Gerais e de autoridades locais.
A desembargadora Lilian Maciel Santos ressaltou a importância do trabalho em rede e a troca de informações e experiências de todas as instituições que atuam para prevenir a violência doméstica e familiar.
“O encontro teve como objetivo reunir os vários segmentos desta equipe de atendimento de enfrentamento da violência doméstica, voltada para a prevenção. Foram vários painéis sobre as conquistas alcançadas até agora e grupos reflexivos para verificar a forma de atuar perante os homens autores de violência doméstica, pois é essencial trabalharmos com quem é o agressor. Queremos que esses encontros se perpetuem e se multipliquem por toda Minas Gerais e, com isso, o sistema se fortaleça nesse processo de prevenção contra a violência doméstica e familiar”, afirmou a desembargadora.
Mateus Felipe, estagiário sob a supervisão da Ascom/DPMG.