A defensora pública Maria Cecília Oliveira, coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência (Nudem-BH), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), participou, no sábado (25/3), do Encontro Mineiro de Mulheres com Deficiência 2023.
Maria Cecília integrou a mesa sobre violência contra a mulher com deficiência, em que apresentou os serviços de assistência jurídica qualificada e gratuita do Nudem, bem como suas atribuições e sobre como acessar estes atendimentos. A defensora pública se colocou à disposição para ouvir as demandas das mulheres com deficiência e para construir uma Defensoria cada vez mais acessível para elas.
O encontro aconteceu no Museu de Artes e Ofícios de Minas Gerais, na Praça da Estação, e teve como tema “Um novo olhar sobre nós”. A programação incluiu debates sobre assuntos como capacitismo, empreendedorismo, representatividade e questões que dizem respeito às mulheres com deficiência e como elas estão inseridas na sociedade atualmente.
Além das palestras, houve atrações culturais, mostra de produtos, desfile de moda e uma exposição de fotos de mulheres com deficiência, assinada pela fotógrafa Ivna de Sá, que leva o nome “A deficiência não me define. A beleza, sim”.