Nesta sexta-feira (10/11), o defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro participou do 1º Seminário de Inclusão e Trabalho da Pessoa com Deficiência, evento organizado pela Prefeitura de Uberlândia para possibilitar a interação entre pessoas com diferentes tipos de deficiência e estreitar os contatos com instituições, empresas e órgãos públicos.
Luís Renato Braga Arêas Pinheiro é coordenador estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública de Minas Gerais. Especialista em Direito Penal e em Transtorno do Espectro Autista pelo Centro Universitário Celso Lisboa, o defensor público também é coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça de Minas Gerais.
Durante o seminário, Luís Renato participou de uma roda de conversa com convidados de diversas instituições, debatendo o tema “A Lei de Cotas – As Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”, como forma de procurar métodos de inserção da população com deficiência no cenário trabalhista.
O evento foi realizado no Centro Administrativo Virgílio Galassi. Clique abaixo para assistir na íntegra.
I Congresso Internacional de Educação para Todos
Já no dia 25 de outubro, os defensores públicos Luís Renato Braga Arêas Pinheiro e Estevão Machado de Assis Carvalho, coordenador da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência de BH, participaram do I Congresso Internacional de Educação para Todos.
O evento contou com a participação de vários especialistas e comunicadores em torno do tema “Potencialidades além das limitações: Uma abordagem inclusiva da Educação”, que busca revigorar o compromisso com a Política da Educação Especial e inspirar pessoas utilizando o poder da diferença nas potencialidades humanas.
O defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, em sua participação, palestrou sobre o papel da família e a aceitação da deficiência na construção da autonomia e autoestima das crianças e adolescentes com outros pesquisadores e educadores.
No encerramento do congresso, o defensor público Estevão Machado de Assis Carvalho integrou, junto a diversos participantes, a mesa “Posicionamentos: Perspectivas para nova prática”, trazendo diferentes perspectivas das instituições acerca do tema.