Os moradores do bairro São Pedro, em Ponte Nova, foram os primeiros a receber o projeto “Defensoria em seu bairro”, da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). A inciativa levou, nesta sexta-feira (23/2), atendimento jurídico à população local, especialmente nas áreas cível, família e sucessões e saúde. A van itinerante foi instalada na praça da Escola Senador Miguel Lana.
O projeto tem como objetivo aproximar a DPMG de suas assistidas e assistidos, levando atendimento aos bairros mais vulnerabilizados do município de Ponte Nova, buscando facilitar o acesso da população aos serviços prestados pela Instituição, possibilitando a educação em direitos, além da orientação e encaminhamentos jurídicos.
Maria Aparecida dos Santos buscou o serviço na praça para tirar algumas dúvidas. De acordo com ela, foi “uma maravilha” ser atendida no próprio bairro e acredita que também tenha sido para os demais moradores da região. “No meu caso, fica difícil sair daqui do São Pedro e ir até a Defensoria Pública. Só tenho uma perna, estou com problema nas vistas e tenho uma criança para olhar e sempre que chego lá estou muito cansada. Ser atendida perto da minha casa foi a melhor coisa que aconteceu”, disse a assistida.
Para a defensora pública Fernanda Saraiva, responsável pelo projeto, esta primeira experiência trouxe resultados bastante satisfatórios. Foram realizados 27 atendimentos nas áreas de família, consumidor, cível, criminal, infância e juventude. “Com destaque para demandas relacionadas a alimentos, execução de pensão, divórcio e negociação de dívidas”, explicou a defensora pública.
“E pudemos constatar, ainda, a satisfação e a alegria das pessoas em ver a Defensoria Pública cada vez mais próxima delas, podendo resolver de forma rápida, prática e gratuita as demandas que surgiram”, completou Fernanda Saraiva.
‘Defensoria em seu bairro‘
O projeto “Defensoria em seu Bairro” faz parte do Planejamento Estratégico 2023-2025 e tem o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), da DPMG. Visa promover a prática de atividades extrajudiciais, priorizando o uso de métodos alternativos de solução de conflitos, e dar acesso à ordem jurídica justa, concretizando a cidadania das pessoas vulnerabilizadas, com a adoção de agenda para realização de itinerantes e mutirões.
O projeto acontecerá uma vez por mês, sempre às sextas-feiras. No próximo dia 22 de março, o ‘Defensoria em seu bairro’ acontece no bairro Vau Açu, na Rua João Pinto Godoy. Nos meses subsequentes, a prestação de serviço também irá abranger os bairros São Geraldo, Pacheco, Triângulo, Pontal, Ana Florência, Santo Antônio e Rasa, com as datas a serem definidas.
Cristiane Silva – Jornalista/DPMG.