Defensoria de Minas em Uberlândia promove evento cultural sobre gênero e nome social em lançamento de mutirão

Por Assessoria de Comunicação em 1 de junho de 2022

A Defensoria Pública de Minas Gerais realizou no dia 19 de maio, em Uberlândia, um evento cultural na sede da unidade no município. A iniciativa celebrou o Dia Nacional da Defensoria Pública e promoveu o lançamento do Mutirão Regional de Alteração de Prenome e Gênero de Pessoas Trans que será oferecido pela DPMG no município.

Além da reprodução do filme “Valentina”, o evento contou com a palestra do diretor e da produtora do longa-metragem, Cássio Santos e Erika Pedreira, respectivamente, e da professora e vice-presidente do Instituto Brasileiro Trans de Educação, Sayonara Nogueira, que falou sobre o direito ao nome e ao gênero de pessoas trans.

O encontro foi realizado com a organização do coordenador Local da Defensoria Pública em Uberlândia, defensor público Evaldo Gonçalves da Cunha, e das defensoras públicas Bárbara Silveira Machado Bissochi e Cyntia Blanco Cassebe Bassetto. Participaram defensores e defensoras públicas, estagiários e estagiárias, e servidores e servidoras públicas.

“Valentina”

O filme retrata a trajetória de Valentina, uma menina trans, e seu sofrimento em razão do preconceito e a luta pelo reconhecimento de seu nome social e do gênero ao qual se reconhece.

A obra foi escolhida em razão da importância da abordagem do assunto, principalmente em relação à temática do Mutirão realizado pela Defensoria Pública do Estado no município.

Compartilhar com:
Tags:

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS