Nesta segunda-feira (17/10) aconteceu o primeiro dia de atendimento da Defensoria Itinerante na região do Barreiro, em Belo Horizonte. Ao todo, serão cinco dias de prestação de orientações e serviços gratuitos à população, na Vila Pinho e na Vila Cemig.
No primeiro dia, na Vila Pinho, estavam presentes defensores e defensoras públicas para orientações nas áreas da Família, Cível e Criminal. A defensora pública Gabryelle Almeida destacou a importância de levar a orientação jurídica àqueles que precisam.
“Isso para mim é a Defensoria. Irmos até as pessoas e tentar prestar esse serviço, atingindo quem mais precisa dessas orientações”, disse a defensora pública. Ela reforçou, ainda, que muitos assistidos e assistidas relataram a dificuldade de irem até a sede da Instituição e, por isso, a Defensoria Itinerante se torna ainda mais necessária.
Este foi o caso de Natália Rodrigues e Adriana Brito, que se inscreveram com o objetivo de entrar com pedidos de divórcio. Para elas, os processos que já poderiam ter sido resolvidos há meses foram adiados devido às dificuldades de deslocamento até a Defensoria Pública.
“Desde o início eu procurei a Defensoria. Eles me passaram toda a documentação que eu precisaria para entrar com o processo, mas não pude continuar por conta da dificuldade de ir até lá. Quando soube da Defensoria Itinerante, já fiz a inscrição para voltar com o processo”, reforçou Adriana.
Julieta Maria foi em busca da solução na área cível. Ela, que não sabia sobre essa atuação da Defensoria, foi orientada a se inscrever na ação para orientação a respeito de uma questão de cobrança que já havia sido paga. Julieta destaca a importância desse apoio para resolver essa situação.
Os atendimentos continuarão ao longo desta semana, nos dias 18 e 19, na Vila Pinho, e nos dias 20 e 21, na Vila Cemig.
Paola Mariano, estagiária sob supervisão da Ascom.