No Dia Internacional da Mulher (8/3), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou atendimentos por meio do projeto Defensoria Itinerante para mulheres na Praça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte. A ação ocorreu entre 10 e 14 horas, como parte do projeto “Sempre Vivas”, iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que visa promover visibilidade à luta das mulheres por direitos.
Durante o evento, a DPMG prestou orientações jurídicas, atendimentos/acolhimentos individuais, além da participação em rodas de conversa e distribuição de cartilhas para a população em geral sobre a temática da violência contra as mulheres em razão do gênero. Os atendimentos realizados abarcaram as áreas de aposentadoria, direito da família (divórcio, pensão alimentícia, guarda), direito previdenciário, violência doméstica e violência sexual.
De acordo com a defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves, coordenadora da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, da DPMG, o evento teve como objetivo marcar a importância da data no combate aos vários tipos de violência que as mulheres enfrentam em seu cotidiano.
“Hoje é dia de atendimento na Praça Sete. É dia de luta e de resistência, de falarmos ao microfone e o abrirmos para todas as mulheres que estiverem presentes. Estamos aqui mobilizadas pelo Dia das Mulheres e pelo enfrentamento à violência e à misoginia”, explicou a defensora pública.
Associação das Mulheres e Amigas de Caeté (ASMAC)
Na mesma data, a coordenadora da CEDEM/DPMG Samantha Vilarinho Mello Alves, esteve presente no evento organizado pela Associação das Mulheres e Amigas de Caeté (ASMAC), onde realizou palestra para as associadas presentes sobre o tema “Assédios moral e sexual”.
A ASMAC é uma organização voltada para o desenvolvimento de políticas públicas, amparo e iniciativas populares voltadas para as mulheres do município de Caeté.