A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) deu mais um passo em sua parceria com o Instituto de Ciências Penais (ICP) no projeto “Defensoria no Cárcere”. Os atendimentos aconteceram no Ceresp Gameleira, em Belo Horizonte, no dia11 de outubro (quarta-feira) e foram realizados por estudantes e bacharéis em Direito associados do ICP, sob supervisão de defensoras e defensores públicos.
Foram atendidos um total de 100 presos provisórios e em cumprimento de pena, previamente selecionados pelo Judiciário. De acordo com o defensor público Leonardo Bicalho de Abreu, coordenador estadual do Sistema Prisional da DPMG, o projeto tem por objetivo possibilitar maior número de atendimentos nas unidades prisionais da Região Metropolitana de BH.
“Empregamos uma grande força de trabalho nos atendimentos. Nossa parceria com o ICP foi firmada para otimizar a atuação e conseguirmos atender o maior número de pessoas possível”, explica Leonardo Abreu. “Prevemos para essa turma a realização de atendimentos pelo menos uma vez ao mês pelos próximos 6 meses em penitenciárias da RMBH”.
Para se preparar para o atendimento, os voluntários já haviam participado de um seminário de capacitação promovido pela DPMG, por meio de sua Escola Superior (Esdep), no dia 22 de setembro, bem como auxiliaram defensoras e defensores nos mutirões realizados na Penitenciária José Maria Alkimim, em Ribeirão das Neves, entre os dias 2 e 6 de outubro.
Luigy Hudson – Estagiário sob a supervisão da Ascom/DPMG.