A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) foi uma das instituições parceiras na promoção da primeira edição do Projeto Espaço D’Elas, organizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da sua Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv).
A ação aconteceu na Praça da Savassi, na região Centro Sul de Belo Horizonte, na manhã de domingo (10/3), de forma gratuita, e visou a difusão de ações de prevenção e erradicação da violência contra a mulher, bem como colocar em evidência o empoderamento feminino.
A DPMG contribuiu com atendimentos e orientações jurídicas, além da divulgação da importância e do papel da Instituição no combate à violência contra as mulheres. A participação da Defensoria Pública foi coordenada pela defensora pública Maria Cecília Pinto Oliveira, em atuação na Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência.
“Apesar de ter sido um domingo de muita chuva, o evento ficou bem movimentado e conseguimos fazer muitos atendimentos”, relatou a defensora.
Além de orientações jurídicas, a programação também contou com diversas atividades culturais, como apresentação de teatro, música e dança. Outros serviços, como aferição de pressão arterial, de glicemia capilar, massagens, cortes de cabelo, aulas de ioga e de autodefesa também foram oferecidos.
O Projeto Espaço D’Elas faz parte da 26ª Semana Justiça Pela Paz em Casa, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais estaduais.