Defensoria Pública celebra encerramento do primeiro ciclo do projeto ‘Caminho de Reconstrução’, voltado para mulheres em Brumadinho  

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Unidade em Brumadinho, realizou o primeiro ciclo do projeto “Caminho de Reconstrução: Encontros Restaurativos para Mulheres em Situação de Violência Doméstica”. A iniciativa tem como objetivo ser um meio de amparo e acolhimento para as mulheres que se encontram em situação de violência. 

Na sexta-feira (23/5), aconteceu o último encontro e a cerimônia de encerramento do primeiro ciclo do projeto. O evento aconteceu na Unidade da Defensoria Pública em Brumadinho, no bairro Ipiranga, e contou com a presença das mulheres participantes e os palestrantes do curso. Houve também o momento de entrega dos certificados por parte da Escola Superior (Esdep).  

O primeiro ciclo teve início no dia 23 de março e ao todo foram 12 encontros, realizados às sextas-feiras no período da manhã, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Brumadinho, o qual também é parceiro do projeto. Cada encontro teve a participação de uma palestrante atuante em áreas diversas, como assistência social, psicologia, segurança pública, dentre outras. 

A defensora pública Juliana da Silva (à esquerda) junto da psicóloga da DPMG em Brumadinho, Brênia Oliveira Venâncio Barbosa, e a conciliadora do CEJUSC, Eduarda Santos Almeida 

O projeto é voltado para mulheres que já passaram ou se encontram atualmente em situação de violência doméstica. O intuito é promover um espaço seguro de pertencimento e incentivar a autonomia e protagonismo das participantes, por meio do apoio psicológico, bem como o trabalho com a justiça restaurativa e a escuta ativa. 

A realização do segundo ciclo está prevista para acontecer a partir do mês de agosto, com a abertura das inscrições em julho. 

Davison Henrique, estagiário sob a supervisão da Ascom.