A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) abre inscrições para o Casamento Comunitário que a Instituição promoverá em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Casais residentes no município e que sonham se casar, mas não têm condições de arcar com as taxas dos cartórios, podem procurar a unidade da Defensoria e se inscrever a partir de terça-feira (9/8) até o dia 9 de setembro. Serão oferecidas vagas para 30 casais.
Interessadas e interessados devem se cadastrar presencialmente na Unidade da DPMG em Pedro Leopoldo, na Rua Benedito Valadares, nº 188 – 6° andar, Centro (veja mais informações no quadro abaixo). A cerimônia será realizada no dia 16 de novembro, em local a definir.
Clique aqui para ver a lista de documentos necessários para a inscrição.
O evento dá oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e realizarem o sonho do grande dia: a cerimônia nupcial.
O Casamento Comunitário se destaca por proporcionar não só a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões, mas a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais.
Além de celebrar o amor, a união civil garante segurança jurídica em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança.
Realização
A iniciativa é realizada por meio da Unidade da DPMG em Pedro Leopoldo, com o apoio da Defensoria Pública de Belo Horizonte, por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC).
Cerca de 8.000 pessoas já oficializaram sua união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela DPMG, desde a primeira celebração do evento, que acontece em Belo Horizonte e também em unidades no interior desde 2009.